A novidade fica por conta apenas da inclusão do ?kit? esportivo. Este traz bagageiro, pára-choque de impulsão, estribos laterais, protetores dos pára-choques dianteiro e traseiro, adesivos ?Trail? aplicados nas portas e na tampa traseira e pára-choques pintados em preto fosco. Trata-se de uma opção para o cliente que quer uma diferenciação.
O ?kit? – que pode ser instalado em poucas horas e em qualquer uma das versões hatch do Fiesta – chegou às revendas da marca com preço público sugerido de R$ 2.500,00 já incluso custos de mão-de-obra e instalação. De acordo com a montadora, os componentes do ?kit? também podem ser adquiridos individualmente. Mas é bom lembrar que o kit não pode ser instalado no Fiesta velho, o Street.
Desenvolvido pelo fabricante Keko, em parceria com a Ford, o ?kit? traz bagageiro, produzido em aço tubular, com capacidade para transportar bagagens e equipamentos esportivos, como por exemplo pranchas de surfe. Os estribos laterais e o pára-choque de impulsão também têm estrutura de aço tubular resistente e acabamento na cor cinza com detalhes contrastantes em preto.
OLHO CLÍNICO
O Fiesta Trail não é uma versão nova, mas um kit de equipamentos que o cliente compra na concessionária e coloca no seu carro. O Fiesta Trail é o mesmo Fiesta, porém maquiado para rodar em estradas de terra e que tenham matos e pedras como obstáculos. Seus pára-choques na cor preta e adereços mostram sua vocação alternativa. Não tem suspensão mais alta, como ocorre no EcoSport, da mesma Ford, e na Adventure, da concorrente Fiat.
Apesar do carro não ter recebido nenhuma modificação que pudesse alterar seu desempenho na pista, a inclusão do ?kit? deixou o carro 15 quilos mais pesado, segundo a montadora, e alterou o coeficiente aerodinâmico, aumentando o atrito com o ar.
Avaliado em percurso rodoviário e urbano de mais de 200 quilômetros, o Fiesta 1.6 Flex Trail mostrou que continua ágil e valente, principalmente em trechos de serra. Em velocidades mais altas, mesmo levando-se em conta as irregularidades do piso, é possível perceber que o modelo perdeu um pouco de sustentação aerodinâmica, pelo fato de balançar um pouco mais do que a versão convencional. Mas nada que chegue a incomodar durante a direção. Nas curvas, o carro, apesar de continuar seguro, também apresenta desempenho diferente ao do modelo normal. Mas o motorista tem que se acostumar com o ruído provocado pelo vento no bagageiro do carro, produzido em aço tubular. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V
Potência: 105 cv a 5.500 rpm (gasolina)
111 cv a 5.500 rpm (álcool)
Torque: 14,8 kgfm a 4.200 rpm
Taxa de compressão: 12,3:1
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Comprimento: 3.908 m
Largura: 1.903 m
Altura: 1.495 m
Entre-eixo: 2.488 m
Porta-malas: 305 litros
Peso: 1.068 kg
Freios: Freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras
Tanque: 45 litros
Preço: R$ 34.760,00