Antes vendido como pacote de equipamentos na linha 2007, o acabamento Trail chegou ao Fiesta hatch 2008 como configuração topo de linha, disponível nas motorizações 1.0 e 1.6, ambas Flex. Mas o estilo foi adequado à legislação. O antigo pára-choque dianteiro tubular deu lugar a componentes de plástico na cor cinza, que também fazem parte do pára-choque traseiro. Complementam o aspecto ?off-road? estribos laterais, rodas de liga leve de 14 polegadas, bagageiro de teto e adesivos alusivos à versão nas portas e na tampa do porta-malas.
Interior do Fiesta Trail. |
O Gol Rallye esconde embaixo do capô o veterano motor AP, utilizado pela Volkswagen desde meados de 1985. A configuração Rallye é considerada pela Volks uma série especial. A versão lameira tem sua produção limitada em 3 mil unidades. Com gasolina, o motor do Gol Rallye entrega 101 cv a 5.750 rpm e 14,2 kgfm a 3.000 giros. Abastecido com álcool, estes números saltam para 103 cv e 14,5 kgfm. Cifras inferiores às do compacto baiano, que desenvolve 105 cv e 111 cv a 5.500 rpm, com gasolina e álcool respectivamente, e 14,9 kgfm e 15,8 kgfm de torque a 4.250 rotações, na mesma ordem.
Gol Rallye. |
No consumo, superioridade do motor Ford. Com gasolina, o Fiesta Trail fez média de 10 km/litro de combustível, na cidade, e, 14 km na estrada. O Gol Rallye fez média de 9 km/l e 14,3 km/l, na mesma ordem. Apenas com álcool no tanque, o Volks mostrou ter mais sede. Nas vias urbanas, o modelo fez 7,3 km/l contra 7,7 km/l do rival. Nos trechos rodoviários ?bebeu? 1 litro de combustível a cada 10,4 km ante 11,2 quilômetros do Fiesta. (BN)
Ficha técnica
VW Gol Rallye
1.6 litro, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, bicombustível
Potência: 101 cv (G) e 103 cv (A), ambos a 5.750 rpm
Torque: 14,2 kgfm (G) e 14,5 kgfm (A), ambos a 3.000 rpm
Cilindrada: 1.596 cm3
Transmissão
Manual, de cinco marchas
Suspensões
Independente, tipo McPherson com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora na dianteira; interdependente, com braço longitudinal e mola helicoidal na traseira
Freios
Freios a disco na frente, e a tambor, atrás
CAPACIDADES
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 51 litros
Dimensões
Comprimento: 3,91 m
Largura : 1,65 m
Altura : 1,45 m
Entre-eixo : 2,47 m
Peso : 983 kg
Valor
A partir de R$ 36.375,00
Fiesta Trail 1.6
1.6 litro, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, bicombustível
Potência: 105 cv (G) e 111 cv (A), ambos a 5.500 rpm
Torque: 14,8 a 4.200 rpm, em
Ambos os combustíveis
Cilindrada: 1.599 cm3
Transmissão
Manual, de cinco marchas
Suspensões
Independente tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na dianteira; semi-independente, com corpo auto-estabilizante, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na traseira
Freios
Freios a disco na frente, e a tambor, atrás
CAPACIDADES
Porta-malas: 305 litros
Tanque: 54 litros
Dimensões
Comprimento: 4,03 m
Largura : 1,76 m
Altura : 1,67 m
Entre-eixo : 2,48 m
Peso : 1.122 kg
Valor
A partir de R$ 45.560,00