Depois de conquistar quatro dos sete troféus entregues no Prêmio Abiauto (Associação dos Jornalistas Especializados), mais uma vez a Ford fez a festa. Das quatro categorias do Prêmio Carro do Ano 2005 realizado todos os anos pela Revista Autoesporte (esta é a 38.ª edição) a montadora foi a vencedora de dois deles: Carro do Ano e Picape do Ano.

continua após a publicidade

O prêmio mais esperado, Carro do Ano 2005, ficou para o Novo Fiesta Sedan, resultado que levou a torcida da Ford a levantar da mesa, no Mube (Museu Brasileiro de Escultura), onde aconteceu a entrega dos troféus. O Fiesta Sedan desbancou os concorrentes Fiat Palio, Peugeot 307, Toyota Corolla e Volkswagen Fox. O sedã da Ford foi lançado em setembro e está à venda em nosso mercado desde o início de outubro. A marca americana aposta neste novo produto para complementar o sucesso da planta de Camaçari (BA), que produz também o Fiesta "hatch" e o Ecosport.

Na Categoria Picape do Ano, mais uma vez a Ranger foi a vencedora. Lançada no final de agosto, a Ranger venceu os adversários Chevrolet Montana, Fiat Strada e Nissan Frontier.

A Volkswagen também levou um prêmio: o Touareg venceu a categoria Utilitário Esportivo do Ano, desbancando os finalistas BMW X3, Ford Ecosport, Nissan X-Terra e Porsche Cayenne.

continua após a publicidade

E o prêmio Importado do Ano ficou com o Mercedes SLK, que venceu os também Mercedes CLK e Classe C, além de Audi A6, Chevrolet Omega e Honda Accord. Os vencedores foram escolhidos por um júri formado por 47 jornalistas especializados. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 23 de novembro último, em São Paulo, com a presença do ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

"Vencer estes prêmios é um reconhecimento fantástico para a nossa marca e para os nossos produtos, coroando um ano que foi especialmente positivo para a Ford no Brasil. Renovamos e ampliamos a nossa linha com o lançamento de veículos que são sucesso no mercado e contribuíram para o nosso aumento de participação. Isso nos incentiva a continuar a investir e a crescer, tendo como foco principal a satisfação dos consumidores", disse Antonio Maciel Neto, presidente da Ford Brasil e América do Sul e vice-presidente mundial da Ford Motor Company.

continua após a publicidade