Pouca gente prestou atenção, mas o Fiesta 2008, disfarçado com roupagem "fora-de-estrada", esteve no último Salão do Automóvel, que aconteceu em outubro de 2006, no Anhembi, em São Paulo (SP).
As principais mudanças do novo Fiesta estão concentradas na grade dianteira, faróis e painel de instrumentos. Mas na parte mecânica tudo continua como antes, uma vez que a Ford promoveu alterações na linha de motores do carro no ano passado, substituindo a versão "supercharger" pela 1.0 Flex. Lançado em 2002, o Fiesta é o carro-chefe de vendas da Ford no Brasil.
Ao lado do EcoSport, tem linha de montagem em Camaçari, a fábrica baiana responsável pela recuperação financeira da montadora.
Sem dúvida, o desenho do Fiesta ficou mais parecido com o do modelo europeu, também reestilizado recentemente. As principais mudanças se concentraram na dianteira (como afirmamos anteriormente), que conta com faróis com dupla parábola, que permite acendimento simultâneo do farol alto e do baixo. Além disso, o detalhe ficou maior e invade a tampa do capô.
A grade dianteira está mais larga e ganhou formato de colméia, incorporando o símbolo oval da Ford, que também aumentou de tamanho.
O pára-choque está mais proeminente e a entrada de ar foi aumentada. O resultado foi um carro que, embora permaneça com suas dimensões inalteradas, visto pela dianteira passa a impressão de mais robusto. A lateral continua igual, mas a engenharia da Ford desenvolveu rodas e calotas com desenho renovado.
Na traseira, tanto para a versão "Hatch" quanto Sedã, a reestilização foi mais suave, ficando as alterações por conta da lanterna, que recebeu cobertura transparente, e do novo desenho do pára-choque.
Internamente, o Fiesta 2008 ganhou alterações que deixaram sua cabina mais bonita. A principal delas está no painel de instrumentos, que agora conta com dois tons de cinza e teve seu marcador de combustível digital substituído por analógico. No painel central, a Ford modificou o desenho das saídas de ar e incorporou acabamento cinza acetinado, mas apenas para a versão topo da linha, a "Trend". O modelo continua disponível nas opções "First" e "Trend", tanto para o "Hatch" quanto para o Sedã.
Segundo a Ford Brasil, o Fiesta Sedã 2008 disputa mercado com Fiat Siena, Renault Clio Sedan, Volkswagen Polo Sedan e Chevrolet Corsa Sedan.
Mas como gosto não se discute, devemos aguardar a resposta dos consumidores a respeito do novo sedã. (BN)
OLHO CLÍNICO
Exceto pelo aumento da capacidade do tanque de combustível, que passou de 45 para 54 litros, a motorização do novo Fiesta 2008 continua a mesma da linha vendida anteriormente: 1.0 Flex e 1.6 Flex, tanto para a versão "Hatch" quanto para o Sedan. Por isso, durante viagem pela BR-277, no trecho entre Curitiba-Litoral-Curitiba, cerca de 220km, avaliamos principalmente o conforto, ao dirigir, do novo Fiesta Sedan 1.6 Flex.
A posição do motorista continua excelente, com todos os controles ao alcance das mãos e com os instrumentos do painel de fácil leitura. Quanto ao novo tanque de combustível, que garante maior autonomia, segundo a Ford, é de 20%. "Com nove litros a mais, o tanque de combustível do Novo Fiesta é o maior do segmento", explicou ao Jornal do Automóvel, Lucíola Almeida, gerente de marketing de produto da Ford.
Como os engenheiros colocaram novo pacote de isolamento de ruído, durante nossa avaliação, observamos atentamente este item. Segundo a Ford, a engenharia melhorou em 5% a qualidade sonora do veículo, facilmente notada durante o trajeto. Para essa isolação acústica foram adicionados novos isoladores em setores específicos da carroceria, como junções do painel de fogo e peças adjacentes às entradas de ar.
O novo Fiesta Sedan 2008 continua com as versões de motorização 1.0 e 1.6, ambas com tecnologia bicombustível. A primeira (1.0), rende 71 cavalos e 9,12 kgfm de torque a 4.750 rpm com gasolina; abastecido com 100% de álcool, gera 73 cv de potência a 9,28 kgfm, também a 4.750 rpm.
A versão 1.6 Flex gera 105 cavalos de potência com gasolina e 111 cv com álcool, ficando o torque em 14,8 kgfm a 4.200 rpm, independente do combustível utilizado.
Como era esperado, o carro chega sem mudanças no desempenho; abastecido com álcool, mantém boas respostas especialmente em velocidades mais altas.
A 110 km/h, por exemplo, seu giro fica pouco acima de 3.000 rpm. Segundo a Ford, foram efetuadas também melhorias acústicas em componentes do carro, como assoalho e compartimento do motor, resultando em 5% de redução do nível de ruído. Porém, em acelerações mais fortes, o motor propaga ruído, embora a cabine tenha realmente ficado mais silenciosa.
A reestilização do Fiesta 2008 deve revigorar sua performance no mercado. Assim, o 1.0 "Hatch" custa R$ 29.990,00. O Fiesta Sedan 1.0 tem preço final de R$ 34.090,00. Os modelos equipados com motor 1.6 ficaram com preços em R$ 31.880,00 e R$ 36.020,00, respectivamente. (BN)