Para evoluir sem perder aspectos de competitividade, como preço, manutenção e relação custo-benefício, a Ford renovou o visual dianteiro e promoveu retoques no desenho traseiro do Fiesta Sedan 2011.
Ou seja, a grande mudança foi mesmo estética. O carro é o mesmo lançado em 2002, juntamente com a inauguração da fábrica de Camaçari, na Bahia.
A reestilização e engenharia do Fiesta 2011 foram desenvolvidas completamente no Brasil.
A nova frente do modelo segue a identidade visual da Ford batizada de Kinetic.
A idéia é que o carro pareça em movimento mesmo quando estacionado. A grade trapezoidal lembra o Focus e os faróis são ovalados e invadem as laterais.
O Fiesta Sedan ganhou lanternas com uma combinação entre cromado e lentes escurecidas. O pára-choque está mais rechonchudo e agora tem dois refletores. A tampa do porta-malas tem um plástico maior logo acima da placa. Maior também ficou o oval azul da Ford na traseira.
O painel de instrumentos tem novo grafismo e iluminação branca que, a partir de agora, fica acessa sempre que o carro estiver ligado.
Existe também um computador de bordo e detalhes do painel na cor prata, mas estes itens só existem na versão Pulse. Duas opções de luzes de alerta foram integradas ao modelo.
Uma com formato de ferramenta que avisa quando as revisões programadas estão na hora e outra de motor que, além de já avisar eventuais problemas no carro, agora alerta para defeito no sistema de exaustão que pode aumentar a emissão de poluentes.
Durante a avaliação do Jornal do Automóvel, percorrendo as ruas da Capital e estradas de nosso litoral (descendo e subindo a Serra do Mar) e foi possível perceber que o Fiesta Sedan 2011 é corajoso com quatro ocupantes, mas isso graças ao seu motor 1.6 litro de 106 cavalos de potência.
A posição de dirigir é um pouco alta. Motoristas de maior estatura sofrem um pouco para achar a posição correta de dirigir. A direção hidráulica é macia e o câmbio tem bons engates, apesar da alavanca alongada. De série o Fiesta vem com trava elétrica e controle remoto.
No carro que usamos para avaliação, o fundo dos instrumentos era branco e os números eram difíceis de ler – o motorista terá que se acostumar com o posicionamento dos ponteiros para não tomar multas de velocidade.
O motor 1.6 continua dando certa impressão de aspereza, mas responde bem ao acelerador.
O nível de ruído interno é razoável. O Fiesta Sedan 2011 tem também um alerta para possível mau funcionamento do sistema de injeção, escapamento ou catalisador.
Mas o consumidor terá que conviver com dois Fiestas: o modelo 2011 e o New Fiesta que está chegando do México.
A Ford afirma que os dois modelos conviverão pacificamente em função da diferença de preços. A resposta final cabe ao mercado consumidor. Vamos aguardar… (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, comando simples (SOHC), injeção eletrônica, gasolina e álcool
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência : 101 cv (G) e 107 cv (A), ambos a 5.500 rpm
Torque: 14,5 kgfm (G) a 4.750 rpm e 15,3 kgfm (A) a 5.000 rpm
Câmbio: Mecânico, de cinco marchas
Comprimento: 4,22 m (sedan)
Largura: 1,90 m
Altura: 1,48 m
Entre-Eixo: 2,48 m
Porta-Mala: 478 litros (sedan)
Suspensão: Independente, tipo MacPherson, molas helicoidais, braços inferiores e amortecedores hidráulicos de dupla ação na dianteira, e Eixo auto-estabilizante tipo t,wist-beam, molas helicoidais e amortecedores na traseira.
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e tambores atrás.
Tanque: 54 litros
Preço sugerido: Sedan: R$ 37.650,00
Velocidade: Sedan: 170 km/h (A) – dados da montadora
Aceleração: Sedan: 0 a 100 Km/h (s) em 12 s (A) – dados da montadora