Líder de vendas no mercado brasileiro, a Fiat projeta não largar este posto, pelo menos até 2018. A marca italiana anunciou oito lançamentos nos próximos quatro anos. Serão três modelos inéditos subcompacto, picape média e crossover compacto e algumas mudanças de geração e renovações de linha. A revelação foi feita por Sergio Marchionne, chefão do grupo Fiat Chrysler (FCA), durante uma conferência com investidores nos Estados Unidos.

continua após a publicidade

A primeira novidade será a linha 2015 do Uno, prevista para o segundo semestre. O hatch terá o visual retocado e o conteúdo reformulado e passará a oferecer transmissão automatizada dualogic como opcional.

No ano que vem, a marca estreará no segmento de picapes médias com um modelo que ficará posicionado acima da Strada. Também apresentará um subcompacto, ao estilo do VW up!. Será mais barato que o Uno e ocupará o lugar do Palio Fire atualmente o carro de entrada.

Em 2016, outros três novos produtos: a nova geração do Punto, o Grand Siena reestilizado e um crossover derivado da nova picape média pode ser o 500X, que estreia em setembro na Europa. Já em 2017 virá a terceira geração do Palio, que dará origem ao novo Siena a partir de 2018.

continua após a publicidade

A Fiat mantém com folga o topo do ranking de vendas no país. No ano passado, ela abocanhou 21,34%, seguido da Volkswagen, com 18,64%, General Motors, 18,17%, Ford, 9,37% e Renault, 6,51%. Em 2014, a fatia subiu para 22,30%. A novidade na lista é a GM (17,73%) ‘roubando’ o segundo posto da VW (17,34%). Desde 2001, a Fiat é a líder local com exceção de 2004, quando perdeu para a GM.

Expansão

continua após a publicidade

A inauguração da fábrica de Goiânia (PE) em 2015 terá um papel importante nos planos da Fiat no Brasil. De lá sairão três modelos, dois deles da Jeep, marca que integra o Grupo Fiat Chrysler e que até então só chegava importada ao país.

No primeiro trimestre de 2015 começa a produção local do jipinho Renegade, para brigar com Chevrolet Tracker e Ford EcoSport.

A Jeep ainda fará outro carro em Pernambucano, mas não revelou o segmento. O terceiro modelo será uma picape média, porém com dimensões mais compactas, menores que as da Chevrolet S10 ou Toyota Hilux. Será uma espécie de Strada tamanho família.

A Jeep terá rede própria de concessionárias e deixará de dividir lojas com as demais marcas do grupo (Chrysler, Dodge e RAM).