Sucesso absoluto de vendas da Fiat Automóveis, a picape Strada acaba de ganhar série especial (Sporting), com características que a levam a esportividade, oferecendo, assim, mais uma opção de escolha na gama da picape mais completa do mercado.
Com visual esportivo, a picape Strada Sporting 1.8 16V Cabine Estendida tem faróis biparábola com máscara negra; minissaias laterais, molduras nas caixas de roda e “spoiler” dianteiro na cor do veículo; rodas de ligas leve exclusivas com pneus 185/55 R16; capa dos retrovisores externos, barra do teto, grades dianteiras e acabamento dos faróis de neblina, todos na cor Dark Shadow; mais faixas e protetores de soleira com a logomarca Sporting.
Vem com volante em couro com costura vermelha, bancos com tecidos exclusivos, cobertura do freio de mão e alavanca do câmbio com costura vermelha, painel de instrumentos com acabamento esportivo, cintos de segurança na cor vermelha, cobertura esportiva nos pedais, mais tapetes em carpete com inscrição Sporting.
A picape Strada Sporting é equipada com o motor E.TorQ 1.8 16V de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) e torque de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol), ambos a 4.500 rpm.
A engenharia da Fiat promoveu ajustes no motor e câmbio. O conjunto recebeu nova relação no diferencial e nova calibragem na suspensão (amortecedores e molas).
A Strada Sporting chega ao mercado bem equipada. De série ela traz itens como ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com “one touch” e antiesmagamento, trava elétrica, volante com regulagem de altura, janela traseira corrediça, protetor de caçamba, porta-óculos, estepe com roda de liga leve 16″ mais parafuso antifurto, entre outros.
Mas não espere ver essa picape trabalhando por aí. O negócio dela é passear, ir à praia, levar uma bike… O comportamento dinâmico da Strada foi beneficiado pela suspensão retrabalhada, mais baixa e com ajuste enrijecido.
Em conjunto com pneus de perfil baixo (185/55) e rodas aro 16, a Strada Sporting avaliada se comportou bem. Mas o conjunto ainda é macio para um veículo com pretensões esportivas.
A coluna de direção é regulável em altura, mas o banco, não. A barra horizontal que protege o vidro traseiro atrapalha um pouco a visão pelo retrovisor. De câmbio curto e carroceria leve, a Strada Sporting arranca cavando o asfalto.
Tem pegada. Acelerando, a picape anda muito bem. Responde prontamente. A estabilidade surpreende, ainda mais se levando em conta que é um carro mais alto.
Mesmo assim, o comportamento é muito bom. Mas é muita ambição querer equilíbrio de esportivo num carro preparado para andar de caçamba cheia ou vazia.
A nova Strada Sporting não tem somente beleza, mas também oferece prazer, segurança e dirigibilidade esportiva. É atraente e sonho de muitos jovens brasileiros.