O último membro da família Palio a ter a aparência atualizada é a picape Strada.

continua após a publicidade

A versão 2009 do pequeno utilitário da Fiat ganhou nova dianteira, no estilo adotado em sua irmã Weekend, e detalhes que visam a dar-lhe identidade mais robusta.

Lançada em 1999, a Strada há oito anos lidera o segmento dos picapes pequenas, derivadas de automóveis compactos. Aliás, foi a Fiat quem criou esse conceito de veículo, com a criação, em 1977, do picape 147, baseada no primeiro modelo que produziu no País.

Como grande novidade, a linha 2009 da Strada tem o sistema Locker de bloqueio de diferencial, que fez sua estréia no início do ano no Palio Adventure. O equipamento ajuda o veículo a superar alguma situações difíceis, fazendo com que a linha Adventure se aproxime mais de um verdadeiro “off-road”.

continua após a publicidade

Complementos importantes do Locker são os novos amortecedores Powershock.

Eles têm uma mola em seu interior que reduz a inclinação da carroceria nas curvas e aumenta o conforto de rodagem e a estabilidade do picape.

continua após a publicidade

Sua caçamba ganhou nova tampa traseira, removível e com chave. E nova fixação do estepe, para uso opcional, foi criada logo atrás do banco do motorista, na cabine estendida. Recurso que permite aumentar a capacidade volumétrica de carga, ajudando no transporte de objetos mais longos.

A linha completa da Strada compreende cinco versões com a nova carroceria, com duas motorizações (o novo motor Fire 1.4 Flex e o motor 1.8 Flex), duas carrocerias (cabine simples e estendida) e duas versões de acabamento (Trekking e Adventure) – e mais duas versões com a carroceria anterior, cuja única mudança foi o novo logotipo Fiat.

A Strada Adventure Locker 1.8 Flex, com o mesmo sistema de bloqueio de diferencial introduzido na gama aventureira, demandou investimento de R$ 47.100,00.

Há poucos meses, a Fiat inovou equipando o Fiat Palio Adventure com equipamento inédito, o Locker.

Trata-se de um sistema de bloqueio do diferencial que, quando acionado, faz com que as duas rodas dianteiras girem à mesma velocidade, possibilitando a transposição de pequenos obstáculos, como buracos ou atoleiros. Hoje o sistema também é oferecido nas versões Adventure do Idea e do Doblò.

O recurso pode ser ativado ou desativado apertando-se o botão ELD (Electronic Locker Diferential) à esquerda do volante. Ele só pode ser acionado com o veículo parado e com o freio acionado.

Por segurança, a 20 km/h o sistema é desativado automaticamente. Os preços sugeridos da nova Strada são os seguintes: Trekking 1.4 cabine estendida – R$ 38.720,00; Trekking 1.8 cabine estendida – R$ 41.080,00; Adventure Locker – R$ 47.100,00; Strada Fire 1.4 cabine simples – R$ 32.360,00 e Strada Fire 1.4 cabine estendida – R$ 36.680,00. (BN)