Todo o segredo sobre o design do Idea Adventure que a Fiat lançará no início de setembro no Brasil chegou ao fim. A versão aventureira da minivan foi mostrada pela primeira vez em pré-estréia na Adventure Sports Fair 2006, em São Paulo, e está chamando a atenção dos visitantes.
Quarto modelo da marca com apelo aventureiro – Palio Weekend, Picape Strada e Doblò -, o Idea Adventure conta com pneus de perfil mais alto e suspensão elevada. Para dar ar mais selvagem ao modelo, os designers da Fiat capricharam nos detalhes em preto. Uma grande faixa segue da parte da frente até a traseira, passando pelos pára-lamas e do meio das portas (dianteiras e traseiras) até embaixo.
Na frente, o destaque fica por conta da proteção saliente de plástico, que integra a grade central e o pára-choque, e dois pares de faróis instalados nas extremidades, também instalados sobre peças plásticas. Os pára-choques também receberam a proteção em preto, assim como a grade dianteira.
Sua parte traseira também recebeu uma especial atenção dos estilistas. Para começar, como todo bom modelo aventureiro, o estepe foi colocado na parte externa do carro, junto à tampa do porta-malas. Para abrir a porta, basta empurrar o sistema para o lado. O sistema é parecido com o usado pela Volkswagen no CrossFox.
Conta também com um "spoiler" (também feito de plástico), reforçado por uma estrutura metálica. E não poderiam faltar mais detalhes em preto como no pára-choque e na proteção do pneu sobressalente. Suas rodas têm cinco raios e seguem o mesmo estilo da linha Adventure, que integra a família Palio (Palio, Weekend e Strada) e o utilitário Doblò. Para completar, o teto é equipado com um rack cujo desenho, em formato de V, põe em dúvida sua funcionalidade.
O Idea Adventure possui ainda luzes do pisca nos espelhos retrovisores externos e três mostradores posicionados sobre a parte central do console – bússola, inclinômetro e ângulo de rampa. Chegará às revendas da marca equipado com o mesmo propulsor 1.8 de 8 válvulas Flex, já usado no modelo HLX. E disputará o mercado com dois fortes concorrentes: Ford EcoSport e VW CrossFox. Como a minivan tem lançamento previsto para o dia cinco de setembro, seu preço ainda não foi divulgado.