Recentemente a Fiat Automóveis lançou no mercado, por intermédio de sua rede de concessionárias, a linha 2011 do Linea, um carro reconhecido por suas linhas elegantes, seu requinte, conforto e seus recursos tecnológicos.
Mas a grande novidade do modelo 2011 fica por conta do novo motor 1.8 16V E.TorQ, da FPT – Powertrain Technologies, que dá ao Fiat Linea mais prazer ao dirigi-lo.
Desenvolvido e produzido na moderna fábrica da FPT – Powertrain Technologies, em Campo Largo, na Região Metropolitana da Grande Curitiba, o novo motor 1.8 16V E.TorQ estreou no Fiat Punto, em junho deste ano, e logo depois passou a equipar também os Fiat Doblò, Palio Adventure, Strada Adventure e novo Idea.
Quase completo, o Fiat Linea tem vasta lista de equipamentos. Entre seus itens de série estão presentes recursos ultramodernos, que tornam a convivência com o carro mais prazerosa, segura e prática.
O Fiat Línea 2011 oferece itens de série como Blue&MeTM NAV com navegador GPS integrado ao painel do veículo, seis “airbags”, ar-condicionado automático digital, câmbio Dualogic, sensores de estacio-namento, chuva e crepuscular, e outros mimos mais.
O Jornal do Automóvel teve oportunidade de avaliar o Línea 2011, equipado com o novo motor 1.8 16V E.torQ, que substituiu o motor 1.9 16V anteriormente usado.
Apesar da potência de 132 cv não ter mudado, o desempenho do carro melhorou bastante. Ele desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol) é atingido a 4.500 rpm, o que garante rápidas acelerações e tranquilidade nas ultrapassagens. O Fiat Linea equipado com este motor, e acordo com a Fiat Automóveis chega à velocidade máxima de 190 km/h (gasolina) e 192 km/h (etanol).
Esperto, silencioso e suave. Assim pode ser definido o Linea 2011equipado com o motor 1.8 E.Torq, avaliado em percurso de 250 km, entre Curitiba e litoral paranaense, obedecendo sempre os limites de velocidade impostos pela legislação de trânsito em vigor. Ou seja, dirigindo-o como normalmente faria qualquer consumidor.
Mais leve, o novo motor garante melhor desempenho ao sedã, levando-o a arrancadas e retomadas mais espertas.
E a força total com rotação menor também se reflete no câmbio: as trocas de marchas ficaram mais suaves.
Mas nem tudo é perfeito. Durante nossa avaliação, o Línea parou e não funcionou mais.
E o problema em seu sistema de ignição foi resolvido pela Fiat em 24 horas. Além disso, o sedã da marca italiana permanece com boa dirigibilidade, posição de dirigir privilegiada e freios eficientes. Línea 2011 é um bom carro.
Ficha técnica
Motor: Transversal, dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Potencia máxima: 130 cv / 5.250 rpm (gasolina) 132 cv / 5.250 rpm (etanol)
Torque máximo: 18,4 kgfm / 4.500 rpm (gasolina) 18,9 kgfm /4.500 rpm (etanol)
Combustível: Gasolina/Etanol
Injeção eletrônica: Magneti Marelli, multiponto, seqüencial
Número de marchas: 5 à frente e uma à ré
Freios dianteiro: A disco ventilado (Ø de 284 mm) com pinça Flutuante
Freios traseiro: A disco rígido (Ø de 251 mm) com pinça flutuante
Suspensão dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes em
aço estampado fixados ao subchassi, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: Com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Porta-malas: 500 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Veloci,dade máxima: 190 km/h (gasolina) / 192 km/h (etanol)
0 a 100Km/h: 10,3 s (gasolina) / 9,9 s (etanol)
Consumo estrada: 16,1 km/l (gasolina) / 10,8 km/l (etanol)
Consumo urbano: 11,3 km/l (gasolina) / 7,7 km/l (etanol)