As primeiras imagens oficiais do novo Fiat 500 Abarth, a interpretação da marca para os chamados ?foguetes de bolso?, ou ?pocket rockets?, como são mais conhecidos no exterior, foram divulgados pela Fiat. O carro será mostrado ao público pela primeira vez durante o Salão de Genebra deste ano, que começa em março.
O carrinho da montadora italiana teria duas versões Abarth, uma mais mansa e a Abarth SS, com motor de 180 cv. Pena que essa mais mansa, a primeira a chegar, tenha ficado tão abaixo da expectativa: em vez de 150 cv, ela traz apenas 135 cv. Em todo caso, o 500 Abarth deve pesar muito pouco (a Fiat ainda não divulgou quanto, mas certamente é menos de 950 kg), o que fará com que o carrinho ande bem, ainda mais com um torque de 206 Nm a 3.000 rpm. Especula-se que ele possa acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos.
Outro detalhe é que o motor 1,4-litro que equipa o carrinho é turbo, o que permitirá a preparadores melhorar a performance sem muito esforço, mas também que a própria Fiat o aperfeiçoe para chegar aos 180 cv, potência, aliás, que esse motor atinge no Grande Punto Abarth. Além do motor forte, o carrinho tem pára-lamas encorpados, rodas de aro 16? de série (17? opcionais), dupla saída de escape e um defletor de ar traseiro, elementos que o tornam num pequeno a ser muito respeitado.
Para controlar as saídas de semáforo e situações de condução realmente esportivas, o 500 Abarth tem o sistema TTC (Torque Transfer Control), que evita que a transmissão exagerada de força ao solo faça as rodas desgrudarem do chão (uma das possíveis razões para a potência ter se mantido em modestos 135 cv).