Com lançamento simultâneo, a Fiat Automóveis coloca no mercado mais três modelos bicombustível, Mille Fire, Palio Fire e Siena Fire, todos equipados com o novo motor Fire 1.0 Flex. A marca inova mais uma vez, estendendo sua gama de modelos com motor flex para a faixa de entrada do mercado. Desta forma, o consumidor pode escolher entre nada menos do que sete modelos Fiat (Mille Fire, Palio Fire, Siena Fire, novo Palio, novo Siena, novo Palio Weekend e a nova pick-up Strada), em um total de 15 diferentes versões com motorizações 1.0 Flex, 1.3 Flex e 1.8 Flex. Opções para todos os bolsos, gostos e necessidades. Ao expandir a tecnologia Flex, a Fiat Automóveis a torna verdadeiramente acessível a toda a população, uma vez que o automóvel mais barato do Brasil, o Fiat Mille Fire, agora tem motor bicombustível, e também por ser a única marca no mercado a oferecer esta tecnologia em um sedã com motorização 1.0, o Fiat Siena Fire. E mais: ao agregar seus modelos de entrada à linha Flex, a montadora passa a oferecer ao consumidor um leque de escolhas de carros bicombustível sem igual no cenário automobilístico nacional. Melhor ainda, Fiat Mille Fire, Fiat Siena Fire e Fiat Palio Fire com motor Flex ganham também algumas mudanças estéticas e mais equipamentos, deixando sua relação custo-benefício, que já era extremamente vantajosa, ainda mais atraente. No caso do Fiat Mille, a evolução vai mais longe: seu novo motor ganhou 10 cavalos em relação ao anterior e mais torque, tornando-o ainda mais versátil e valente em todas as condições de uso. ?Somos, a partir de hoje, a montadora com a melhor oferta de veículos bicombustível do mercado brasileiro. As opções vão desde os mais exclusivos, como o novo Palio Adventure, ao Mille Fire, o flex mais barato do Brasil?, explica Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat Automóveis. A tecnologia Flex, que permite aos modelos Fiat rodar com qualquer proporção de álcool e gasolina, ou então só com um ou com outro combustível, chegou nos modelos Fiat no final de 2003 no novo Palio ELX 1.3 e logo transformou-se em grande sucesso de vendas. Tanto que hoje as versões Flex do novo Fiat Palio -ELX 1.3 Flex e HLX 1.8 Flex – correspondem a 70% das vendas do hatchback. O cliente gostou tanto da nova tecnologia, que 24,3% dos veículos comercializados pela Fiat em 2004 tinham motor bicombustível. Com a chegada dos novos modelos Flex, a previsão é de que a proporção de veículos bicombustível dentro do mix de vendas da Fiat suba para acima de 50% – a maior entre todas as montadoras do País. Ou seja, de cada dois automóveis comercializados pela montadora no Brasil, um deverá ter motor Flex. ?Só mesmo um país de generosa vocação energética renovável, como o Brasil, poderia desenvolver com recursos próprios e criatividade a tecnologia flex. É a retomada, de uma relação que começou em 1979, quando a Fiat lançou o primeiro carro a álcool do Brasil?, comenta C. Belini, Presidente da Fiat Automóveis.
Novo motor Fire 1.0 Flex
O motor 1.0 Fire que passa a equipar o Fiat Uno Mille e as versões Fire do Fiat Palio e do Fiat Siena tem como grandes qualidades o bom desempenho, a economia e o baixo índice de emissões – já se adequando ao Conama 4 que só entrará em vigor para 100% da produção em 2007. Trata-se de um motor moderno, compacto e confiável, com baixo custo de manutenção. Ele desenvolve, com 100% de gasolina, potência de 65 cv e torque de 9,1 kgm a 2.500 rpm; utlizando 100% de álcool, sua potência é de 66 cv, e o torque, de 9,2 kgm a 2.500 rpm. Este motor roda igualmente bem apenas com gasolina, apenas com álcool ou com qualquer mistura dos dois combustíveis. Com o novo motor 1.0 Flex, o Fiat Mille Fire atinge a velocidade máxima de 155 km/h rodando com 100% gasolina e de 156 km/h rodando com 100% álcool; acelera de 0 a 100 km/h em 14,5 s a gasolina e em 14,2 s a álcool. Os Fiat Palio Fire e Fiat Siena Fire com motor 1.0 Flex têm marcas um pouco diferentes: máxima de 154 km/h e 155 km/h.