Em 2005, o principal lançamento da Fiat foi o Idea, a primeira minivan da montadora italiana instalada em Betim (MG), preenchendo uma lacuna importante em sua gama de produtos. Apesar da semelhança estética, o modelo nacional é completamente diferente do italiano. O modelo recebeu tecnologias e soluções inovadoras, que lhe garantem lugar de destaque no segmento dos monovolumes compactos do nosso País, onde se encontram o Honda Fit e o Chevrolet Meriva.
O modelo se destaca pela originalidade dos traços pela característica jovem e inovadora, que chamam a atenção logo à primeira vista. O capô bem inclinado e curto e a linha de cintura alta nos dão a certeza de que estamos falando de uma minivan.
Na dianteira, o destaque fica para a grade cromada em formato trapezoidal com o logotipo da marca posicionado bem ao centro. Das extremidades da grade partem os vincos, que percorrem o capô de grande inclinação em direção ao pára-brisa, e os faróis afilados com a porção branca. Estes formam um jogo geométrico com friso negro que emoldura o pára-choque, sob o qual se localizam os faróis de neblina e a grande entrada de ar. O pára-choque traz a cor da carroceria.
A borda externa dos faróis define as laterais da minivan. Do canto de fora das máscaras sai o vinco, que confirma a cintura alta do veículo. O vinco é paralelo à linha inferior das janelas e chama a atenção para o teto, arredondado na frente e praticamente paralelo ao solo atrás. Ele termina antes da traseira, onde se destaca pequena janela-vigia.
O que mais chama a atenção na traseira são as lanternas verticais, quase que perpendicular ao solo, além da grande área envidraçada. No pára-choque, o modelo ainda traz friso negro, exclusivo para o modelo nacional. Ao todo, o Fiat Idea conta com 15 opções de cores, sendo quatro lisas e as restantes metálicas.
Alguns recursos merecem destaque especial. Por exemplo, o Skydome, teto solar elétrico que ocupa 70% da parte de cima do veículo, os vidros laminados nas portas, os sensores crepuscular, de chuva, e de estacionamento; o CD player com MP3, além do viva-voz para celular com tecnologia ?bluetooth?. A nova minivan da Fiat chegou com duas opções de motorização e também em apenas duas versões de acabamento: 1.4 ELX e 1.8 HLX, ambas bicombustíves. (BN)
OLHO CLÍNICO
Internamente, o Fiat Idea está configurado para cinco pessoas, inclusive com a fileira traseira de bancos com encostos individuais. Seu painel de instrumentos é atraente e bem dimensionado. A distância entre-eixos de 2.511 mm não é das maiores, o que complica a viagem de cinco adultos no automóvel, apesar de que a elevada altura do teto favorece aos ocupantes de estatura mais elevada.
A versatilidade é o ponto forte do Idea, com 20 porta-objetos localizados por todo o carro. Além disso, o proprietário pode optar pelas diversas configurações de banco do modelo, de acordo com sua necessidade. O porta-malas do Idea pode comportar desde 380 litros de capacidade, até 1.500 litros, tudo dependendo de como os usuários utilizem os bancos traseiros e o do passageiro da frente, que também é rebatível.
Quando se pisa firme no pedal do acelerador as impressões melhoram ainda mais. A versão equipada com motor 1.8 mostrou que tem força suficiente para transportar os cinco passageiros, além de bagagem. Isso graças aos 114 cv de potência a 5.500 rpm oferecidos quando o carro está abastecido com álcool e, aos 112 cv a 5.500 rpm, com gasolina.
Abastecido com álcool, o Idea tem máximo de 18,5 kgfm a 2.800 rpm e com gasolina de 17,8 kgfm a 2.800 rpm. Números que garantem agilidade e respostas rápidas em situações de ultrapassagens, além de retomadas satisfatórias nas saídas de curvas ou até mesmo em subidas. O acerto de direção e da suspensão em conjunto com este novo motor (agora Fiat), garantem estabilidade e conforto de sobra para os passageiros. Esta versão tem injeção Delphi com sistema ?Drive By Wire?, que proporciona níveis de emissões mais baixos e consumo reduzido.
Com a adoção dos vidros laminados, o nível de ruído ficou extremamente baixo. Mesmo com o rádio desligado, o som do motor é praticamente imperceptível. Além disso, a opção garante maior segurança interna para os ocupantes e a redução da incidência dos raios ultravioleta. Fator de extrema importância tratando-se de um veículo onde a área envidraçada é o grande destaque. Só o teto chega a ser 70% em vidro laminado. A charmosa minivan da Fiat possui boa visibilidade, os instrumentos são de fácil acesso e manejo, e o painel de instrumentos é bonito e de fácil leitura. O Idea é moderno, arrojado e com muitos atributos para roubar clientes dos modelos concorrentes. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro
Cilindrada
1.368 cm³
1.796 cm³
Potência
Motor 1.4
80 cv a 5.500 rpm (G)
81 a 5.500 rpm (A)
Motor 1.8
112 cv a 5.500 rpm (G)
114 a 5.500 (A)
Torque (kgfm)
Motor 1.4
12,2 a 3.000 rpm (G)
12,4 a 3.000 rpm (A)
Motor 1.8
17,8 a 2.800 rpm (G)
18,5 a 2.800 rpm (A)
Câmbio
Manual de cinco marchas
Comprimento 3,93 m
Largura 1,69 m
Altura 1,68 m
Entre-eixos 2,51 m
Porta-malas 380 litros
Peso 1.180 kg (1.4) 1.230 kg (1.8)
Freios Dianteiros a disco e traseiros a tambor
Tanque 48 litros
Preço a partir de R$ 38.620,00 (1.4)
a partir de R$ 44.980,00 (1.8)