Desenvolvido para clientes da cidade que gostam de características off-road no carro, o Idea Adventure é um convite à aventura nos finais de semana. E para essas aventuras light, os engenheiros do Centro de Estilo da Fiat, em Betim (MG), capricharam na versão Adventure do Idea.

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Elevaram e recalibraram a suspensão, colocaram o estepe na traseira do carro, trocaram os pneus comuns por uso misto, aumentaram o vão livre entre o solo e o protetor de cárter, conseguiram ótimos ângulos de entrada e de saída off-road, mexeram na transmissão, incluíram nos equipamentos de série bússola e dois inclinômetros, e "vestiram" o modelo com "roupa" mais selvagem. O resultado? Assim como os irmãos Adventures mais velhos – Palio Weekend, Strada e Dobló – o recém-nascido tem tudo para ser um sucesso de vendas.

Externamente ficou bem diferente da versão HLX. Na dianteira vem com pára-choques mais robustos pretos e a grade do radiador menor. Atente para os faróis de milha e neblina acoplados ao pára-choque. Nas laterais, proteção em preto, da parte inferior até o meio das portas dianteiras e traseiras. Os retrovisores ganharam indicadores de direção, foi colocado um rack em "V" no teto e os pneus foram substituídos – no lugar dos pneus de asfalto 195/60 R15, vieram os Pirelli Scorpion ATR 205/70 R15 de uso misto. E na traseira, os engenheiros adaptaram um suporte para o estepe, não muito fácil de ser operado, e optaram por um grande pára-choque preto para que a pintura não seja arranhada durante as aventuras.

A suspensão traseira é semi-independente, do tipo travessa de torção de seção aberta. Ela recebeu novas molas helicoidais, novos amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e ganhou barra estabilizadora. Segundo a Fiat, para garantir boa estabilidade, a bitola dianteira cresceu 17 mm e a traseira, 11 mm. Os freios também receberam atenção. Na dianteira, os discos são de maior diâmetro (284 mm), já na traseira continua igual ao HLX, com tambores.

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Em relação aos concorrentes CrossFox e EcoSport, o vão livre entre o solo e o protetor de cárter do Idea Adventure é um pouco mais alto que o modelo da VW (18,5cm contra 18 cm). Mas perde para o Ford, que tem 20 cm. No quesito ângulos off-road, de entrada e de saída, ponto para o Idea. Ele conta com 29 graus na dianteira e 48 na parte de trás, enquanto EcoSport tem 28 e 34 graus e CrossFox, 21 e 39 graus. (BN)

OLHO CLÍNICO

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No interior do Idea Adventure, alterações foram introduzidas em relação à versão HLX. Pequenos detalhes fazem a diferença, como as cores dos mostradores no painel e do console; os novos instrumentos – bússola e inclinômetros transversal e longitudinal; e os bancos que possuem bordados exclusivos com o logotipo Adventure.

Além de conforto e um bom espaço interno, motorista e passageiros contam com itens de série como ar-condicionado, vidros/retrovisores/travas elétricos, direção hidráulica, abertura da tampa traseira e do reservatório de combustível por comando interno, banco do motorista e volante com regulagem de altura, computador de bordo, rádio CD player com MP3, faróis de milha e de neblina e rodas de liga leve. Entre os opcionais há "Sky Dome", o exclusivo teto solar Fiat, o "kit" viva-voz "bluetooth" para telefone celular, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, "side bags", "air bags" dianteiros, freios com ABS e vidros elétricos traseiros. O revestimento em couro dos bancos é opcional.

O motor da versão Adventure é o mesmo da HLX: 1.8 litro Flex que desenvolve potência máxima de 112 cavalos abastecido somente com gasolina e 114 cv apenas com álcool. O torque máximo é de 17,8 mkgf com gasolina e 18,5 mkgf com álcool, ambos a 2.800 rpm. Com esse torque, os engenheiros da Fiat Automóveis asseguram que nunca faltará força ao motor para trafegar em trajetos íngremes ou efetuar ultrapassagens. Quanto ao ruído interno e conforto, a versão Adventure transmite mais as vibrações do piso e ruídos para dentro da cabine em relação à versão HLX.

As mudanças e recalibragens efetuadas pela engenharia da Fiat no Idea ficaram praticamente perfeitas. O desempenho do Idea Adventure agradou tanto no asfalto quanto na terra. Mesmo mais alto que a versão HLX não perdeu na estabilidade por conta da barra estabilizadora traseira e dos pneus mais largos, desenvolvidos pela Pirelli especialmente para veículos "on-off road". Para transpor obstáculos um pouco mais difíceis basta reduzir a velocidade, "dar" motor, que o carro passa sem problemas.

Mas é bom lembrar que o Idea Adventure não é um veículo dotado de tração 4×4, então, não pode ser colocado em trilhas que necessitem dela. Ele foi desenvolvido para aventuras mais "light". O Idea Adventure é ideal para aquele consumidor que utiliza o carro na cidade e nos finais de semana viaja para a fazenda ou sitio. E neste caso, não precisaria mudar de veículo. (BN)