A Fiat e o VW Gol confirmaram mais um ano de liderança no mercado automotivo brasileiro. A montadora italiana fechou 2012 à frente nas vendas de veículos leves pelo 11º ano (não consecutivos, pois em 2005 a GM ficou na frente), abocanhando 23% do total (838 mil carros) de 3,6 milhões unidades emplacadas no país. Foi o melhor desempenho da marca em 36 anos de presença no Brasil, com alta de 11% em relação a 2011. Já o hatch popular comemora o 26º ano seguido como o carro mais vendido. Foram emplacadas 293,4 mil unidades, considerando o Novo Gol e o da geração anterior, que permanece no mercado.
Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que também contabiliza juntos os emplacamentos do Novo Uno e do Mille. Com isso, ambos se mantêm na vice-liderança entre os mais vendidos desde 2010. No ano passado, os modelos somaram 255,8 mil unidades que saíram das concessionárias, ou 30,5% do total de carros comercializados pela Fiat entre os comercias leves, a picape Strada está na ponta, com 117,4 mil unidades negociadas.
O Fiat Strada é um dos responsáveis pelo ótimo desempenho da Fiat no Brasil. Representa perto de 30% do mix de vendas da marca
Tanto o Gol quanto o Uno venderam menos em 2012 do que em 2011, mas o primeiro manteve um equilíbrio em relação às vendas nos últimos anos e, no ano passado, conseguiu aumentar mais a vantagem sobre o principal concorrente, depois de alguns anos em que se ouviu que a liderança do modelo da Volkswagen estava ameaçada pelo concorrente.
O gráfico dos últimos cinco anos mostra a ascensão do Gol em 2009, quando a nova geração, lançada em 2008, ganhou força no mercado, e uma pequena queda nas vendas no ano seguinte. Daí em diante elas se mantiveram equilibradas em 2012 foram apenas 161 unidades a mais que 2011.
A trajetória do Uno, cuja nova geração chegou em 2010 para roubar já naquele ano o lugar do Fiat Palio como vice-líder (somando 229.323 unidades), mostra forte alta em 2011 (273.537), apertando a briga com o Gol, mas um recuo no ano passado, quando foram emplacadas 17.699 unidades a menos. Assim, a diferença para o Gol, que, em 2011 foi de quase 20 mil unidades, se ampliou para pouco mais de 37 mil em 2012. Com nova geração lançada no fim de 2011, o Palio reagiu no ano passado e voltou ao top 3 dos mais vendidos, roubando o lugar do Chevrolet Celta.
Montadoras
No Brasil, a Fiat vende o dobro do que na Itália. Aliás, o ano passado foi o pior desempenho da marca em seu país natal em 33 anos. A montadora emplacou 415 mil unidades por lá, em um mercado que recuou 30% em 2011. Mesmo assim, ela manteve a liderança na participação naquele país, com 29,6%. Por aqui, a Volkswagen seguiu na cola da Fiat, com uma participação de 21,14% nas vendas de autos e comerciais leves em 2012, seguida pela GM, com 17,68%.
Divulgação |
---|