Participamos do lançamento da nova picape Fiat Strada Adventure Cabine Dupla em Foz do Iguaçu no final de junho passado e visitamos a linha de montagem de carros elétricos da Usina de Itaipu.
Depois de ser pioneira no desenvolvimento do primeiro carro a álcool do País e do primeiro veículo Tetrafuel do mundo, a Fiat apresentou aos jornalistas especializados o Palio Weekend Elétrico, uma alternativa efetiva e ecologicamente responsável para o futuro. O projeto de pesquisa e desenvolvimento foi idealizado pela Fiat, a Itaipu Binacional, a empresa suiça KWO, e empresas geradoras de energia, entre elas: Copel, CPFL, AMPLA, Eletrobrás e Cemig, Furnas e Correiros.
A meta é produzir 50 unidades até julho de 2010, quando se completa a primeira fase do projeto.
Um Palio “hatch” foi o primeiro protótipo apresentado pela Fiat em 2006. O carro é enviado pela fábrica da Fiat em Betim (MG) devidamente preparado para a sua adaptação.
Freios, amortecedores e molas são recalibrados e a carroceria ganha reforços e furação especial para receber os equipamentos. O Palio Weekend Elétrico chega a Itaipu sem motor, câmbio, tanque de combustível e sistema de escapamento. E lá são instalados os componentes eletroeletrônicos.
Mas internamente, seu painel tem novo quadro de instrumentos e o console central ganhou um “display” para monitoramento da bateria com informações sobre carga, tensão temperatura e corrente. E a alavanca de câmbio foi substituída por outra do tipo “joystick” com três posições: Drive, Neutro e Ré. O kit de motor elétrico, transmissão (apenas um redutor de engrenagem) e bateria vêm da empresa suíça MES-DEA e custam 25 mil euros (o equivalente a R$ 68.500).
A bateria (reciclável) pesa 160 quilos e tem quase 150 litros de tamanho, ocupando cerca de um quarto do porta-malas. A conversão da perua Flex (que tem originalmente 1.130 quilos) para a versão elétrica dá um ganho extra de 50 quilos.
Parece pouco, mas é a medida certa para levar o veículo até 100 km/h, com baixo consumo de energia.
A autonomia máxima, de 120 quilômetros, é suficiente para rodar no dia-a-dia. Leia em nossa próxima edição a avaliação do Palio Weekend Elétrico, a energia que move o futuro. (BN)