O Centro de Design da Fiat, o Instituto Europeu de Design e o Instituto de Arte Aplicada e Design (ambos sediados em Turim, na Itália), estão desenvolvendo um veículo urbano, multi-ecológico e sustentável, que deverá estar pronto em 2010.
Batizado de Phylla e apresentado pela primeira vez pelas entidades, o carro-conceito da Fiat reúne tecnologias ?amigas do meio ambiente?, como motor elétrico ou a hidrogênio, além de energia solar, de 54 Kw de potência.
O protótipo mede 2,99 metros de comprimento, 1,62 metro de largura e 1,50 metro de altura, com 1,98 metro de distância entre-eixos. Pesa 900 kg, capacidade para 4 pessoas e os bancos traseiros podem ser removidos.
Graças aos elementos recicláveis com que está sendo construído, o Fiat Phylla tem um rendimento algo respeitável para um veículo de seu tipo: a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 6 segundos e alcança a velocidade máxima de 130 km/h. Seu baixo Cx de aerodinâmica (0,28) é de grande ajuda para um veiículo de baixa potência como ele. O modelo final deverá estar pronto em 2010.