Por ocasião do lançamento do Bravo (em novembro passado), no autódromo Nélson Piquet, no Rio, só havíamos andado com o carro, num pequeno trajeto programado pelas avenidas da Barra da Tijuca.

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Recentemente tivemos oportunidade de avaliarmos um Bravo Essence, em nosso ambiente, ou seja, Curitiba (a 900 metros acima do mar), Região Metropolitana e Litoral.

Trata-se de um “hatchback” médio, atual, igual ao produzido na Itália, em linha com as tendências de estilo, bom de andar e dirigir, com bom espaço para duas pessoas no banco traseiro e um generoso (para um “hatchback”) porta-malas de 400 litros.

As dimensões são próprias para o espaço cada vez menor das cidades. Seu interior tem decoração agradável e faixa degradê no pára-brisa.

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De série o Bravo Essence traz: bolsas infláveis frontais, ar-condicionado, direção assistida elétrica com dois modos de assistência (superleve e normal), rodas de alumínio, faróis de neblina com função de curva, repetidoras dos indicadores de direção nos pára-lamas dianteiros, freio a disco nas quatro rodas, controle automático de velocidade, rádio CD com MP3, ajuste elétrico dos espelhos externos, vidros elétricos nas quatro portas “um-toque” com antiesmagamento, ajuste de altura e distância do volante, para-sóis com espelho e iluminação, porta-luvas e porta-malas iluminados, banco traseiro 1/3-2/3, cinco apoios de cabeça com ajuste de altura e cintos de três pontos também atrás, protetor de cárter, chave-canivete com telecomando para vidros, portas e porta-malas.

Estranhamente, não há luz traseira de neblina. Bancos, volante, pedais, tudo bem à italiana. Seu trambulador não é preciso e seco como nos VW, mas funciona bem.

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A embreagem é de comando hidráulico. Seus espelhos externos convexos proporcionam bom campo da visão para trás e para os lados.

A assistência elétrica da direção de dois modos é um conforto na hora de realizar manobras.

Seu motor de l.75 litros tem torque máximo de 18,9 mkgf que surge a altas 4.500 rpm, que anda bem e vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.

O rodar do Bravo Essence é agradável, sem a dureza de suspensão observado em lançamentos mais recentes, ao mesmo tempo em que o carro anda certo, e perfeito de curva sem qualquer traço de subesterço pronunciado.

Os pneus Bridgestone Duranza ER300 cumprem bem seu papel. O consumo de combustível é bom e surpreende: 16/11,2 km/l gasolina/etanol ciclo estrada e 11,1/7,5 km/l gasolina/etanol ciclo urbano.

Mas o consumo de combustível depende da maneira de dirigir de cada um. O Bravo Essence é um “hatch” bem dotado de itens de conforto e comodidade.

A garantia contratual é de 2 anos, com 5 anos contra corrosão perfurante. E durante a garantia o dono do veículo tem direito a assistência 24-horas em qualquer local do País, inclusive carro-reserva.