Por ocasião do lançamento do Bravo (em novembro passado), no autódromo Nélson Piquet, no Rio, só havíamos andado com o carro, num pequeno trajeto programado pelas avenidas da Barra da Tijuca.
Recentemente tivemos oportunidade de avaliarmos um Bravo Essence, em nosso ambiente, ou seja, Curitiba (a 900 metros acima do mar), Região Metropolitana e Litoral.
Trata-se de um “hatchback” médio, atual, igual ao produzido na Itália, em linha com as tendências de estilo, bom de andar e dirigir, com bom espaço para duas pessoas no banco traseiro e um generoso (para um “hatchback”) porta-malas de 400 litros.
As dimensões são próprias para o espaço cada vez menor das cidades. Seu interior tem decoração agradável e faixa degradê no pára-brisa.
De série o Bravo Essence traz: bolsas infláveis frontais, ar-condicionado, direção assistida elétrica com dois modos de assistência (superleve e normal), rodas de alumínio, faróis de neblina com função de curva, repetidoras dos indicadores de direção nos pára-lamas dianteiros, freio a disco nas quatro rodas, controle automático de velocidade, rádio CD com MP3, ajuste elétrico dos espelhos externos, vidros elétricos nas quatro portas “um-toque” com antiesmagamento, ajuste de altura e distância do volante, para-sóis com espelho e iluminação, porta-luvas e porta-malas iluminados, banco traseiro 1/3-2/3, cinco apoios de cabeça com ajuste de altura e cintos de três pontos também atrás, protetor de cárter, chave-canivete com telecomando para vidros, portas e porta-malas.
Estranhamente, não há luz traseira de neblina. Bancos, volante, pedais, tudo bem à italiana. Seu trambulador não é preciso e seco como nos VW, mas funciona bem.
A embreagem é de comando hidráulico. Seus espelhos externos convexos proporcionam bom campo da visão para trás e para os lados.
A assistência elétrica da direção de dois modos é um conforto na hora de realizar manobras.
Seu motor de l.75 litros tem torque máximo de 18,9 mkgf que surge a altas 4.500 rpm, que anda bem e vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
O rodar do Bravo Essence é agradável, sem a dureza de suspensão observado em lançamentos mais recentes, ao mesmo tempo em que o carro anda certo, e perfeito de curva sem qualquer traço de subesterço pronunciado.
Os pneus Bridgestone Duranza ER300 cumprem bem seu papel. O consumo de combustível é bom e surpreende: 16/11,2 km/l gasolina/etanol ciclo estrada e 11,1/7,5 km/l gasolina/etanol ciclo urbano.
Mas o consumo de combustível depende da maneira de dirigir de cada um. O Bravo Essence é um “hatch” bem dotado de itens de conforto e comodidade.
A garantia contratual é de 2 anos, com 5 anos contra corrosão perfurante. E durante a garantia o dono do veículo tem direito a assistência 24-horas em qualquer local do País, inclusive carro-reserva.