Em junho próximo, a Fiat começará a comercializar o novo Bravo, substituto do Stilo, lançado recentemente na Europa. O modelo marca o retorno da montadora aos "hatches" (sem traseira saliente) de desenho esportivo, e origem comprovadamente italiana.
Suas linhas seguem o atual estilo da marca, adotado no Grande Punto e na perua Croma. O desenho externo buscou inspiração na nova identidade da Fiat, inaugurada com o Grande Punto, carro com o qual o Bravo compartilha detalhes dianteiros. O novo "hatch" médio traz grade em forma de trapézio que incorpora o novo logotipo vermelho da montadora. O pára-choque dianteiro conta com faróis auxiliares quadrados, e os faróis, grandes e pontiagudos, invadem a área do capô.
As fotos do interior do carro, até agora inéditas, mostram uma cabine refinada, mas com toque esportivo, marcada pela presença de componentes cromados e detalhes (como bancos e volante) revestidos de couro. Um dos destaques fica por conta do desenho do painel de instrumentos, com dois mostradores profundos e computador de bordo. Seu perfil lembra o do antigo Bravo, que em sua versão cinco portas se chamava Brava.
Sua traseira, de linhas arredondadas, tem como destaque o desenho das lanternas e a saída de escape cromada. O Bravo mede 4,34 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,49 m de altura e distância entre-eixos de 2,60 metros. O porta-malas leva 400 litros de bagagem. O carro tem cinco opções de motor, duas delas 1.4 litro, com injeção direta de gasolina e turbocompressor, com 120 cavalos e 150 cavalos.
A terceira versão a gasolina é a 1.4 litro aspirada, que gera potência de 90 cv. As opções a diesel consistem em duas unidades 1.9 litro com injeção direta "common-rail", também com 120 cv e 150 cv. A suspensão dianteira é McPherson, e a traseira utiliza eixo de torção. A lista de itens de segurança de série inclui sete "airbags", freios ABS com EBS e a tecnologia antiderrapagem ASR. O Bravo vem ainda com ar-condicionado digital "dual zone", que proporciona duas zonas de temperatura na cabine, teto solar panorâmico, sistema de navegação e sensor de estacionamento. A partir deste ano, ele será vendido em 55 países.
Mas a fábrica brasileira da Fiat, em Betim (MG), prepara uma reestilização do Stilo, esperada para meados do próximo ano. E deve manter a produção do Stilo nacional pelo menos até 2008. É o que se comenta.