No Salão de Frankfurt que se realizará de 17 a 27 deste mês na Alemanha, a Fiat vai apresentar a versão atualizada do Grande Punto, que no Brasil é chamado apenas de Punto. O modelo ganhou nova grade frontal semelhante a do Fiat 500 e pára-choque redesenhado, bem como nova denominação: agora se chama Evo.
O Punto Evo na versão 2010 visto de frente tem faróis com canhões de luzes mais arredondados e grade com desenho mais esportivo, peça que ainda recebeu um filete cromado com o logotipo da marca no centro, como o Fiat 500.
Na traseira a mudança foi mais discreta, mas está presente. As lanternas na altura do vidro têm divisões de luzes, enquanto o pára-choque segue a mesma atualização do conjunto frontal.
As mudanças também chegaram ao interior do Evo, e foram significativas na nova versão do Punto. O painel ganhou novos instrumentos. O rádio embutido tem interface mais moderna e o acabamento em dois tons.
De acordo com a Fiat, o modelo ainda pode ser equipado opcionalmente com até sete “airbags”, Start/Stop, (que desliga o carro quando parado por um determinado tempo, poupando combustível e retoma com um simples toque no acelerador), e o sistema Blue&Me TomTom, que inclui navegador GPS, conexões externas para áudio e Bluetooth.
Motor 1.3 MJet com 90 cavalos de potência, equipado com turbo e injeção “common-rail” com 95 cavalos de potência, estará nas versões de 2 e 4 portas do Evo. Além dele vai entrar em linha o 1.4 Multiair de 105 ou 170 cavalos de potência.
O uso dessa tecnologia, de acordo com a montadora italiana, proporciona até 10% mais de potência com baixo consumo de combustível e emissões de poluentes 25% inferior.
Todos os motores virão equipados com o sistema Start & Stop, que desliga o motor ao parar o carro e religa automaticamente ao acionar o acelerador novamente. O lançamento do Punto Evo na Europa deve acontecer no mês de outubro próximo.