A Fiat apresenta no 74.º Salão Internacional de Genebra o Trepiùno, ?concept-car? idealizado pelo Centro Stile Fiat que representa uma ?volta ao futuro?. O protótipo, de fato, reinterpreta uma visão moderna dos veículos que assinalaram a primeira verdadeira motorização em massa da Itália.
Realmente, o protótipo ?Fiat Trepiùno? tem um aspecto ?simpático? que, ao mesmo tempo, transmite uma clara impressão de solidez e robustez. Tudo isso graças à seção lateral de várias camadas sobrepostas e a seu teto ?em concha? cuja dimensão, na planta, é bastante inferior à da lateral.
Num comprimento total de apenas 3,3 metros, os ?designers? alongaram o habitáculo, obtendo uma forma agradável caracterizada por uma grande luminosidade na vista lateral, por um capô muito curto e pelas saliências das rodas reduzidas ao mínimo. Além disso, o capô é envolvente e dobrado sobre os lados, enquanto um friso em ?ômega? preenche a frente sem acrescentar nenhuma grade ou friso adicional. Por ser compacto e pelo amplo espaço entre as rodas do mesmo eixo, ?Fiat Trepiùno? distingue-se também por um aspecto esportivo e dinâmico.
Por exemplo, os 2 faróis principais em forma de projetores são acompanhados por 2 pequenos faróis auxiliares e todos são a expressão da tecnologia mais refinada. As lanternas traseiras funcionam com telas de cristal líquido, que visualizam de forma ?gráfica? as indicações a serem sinalizadas: a comunicação, dessa forma, passa do interior para o exterior do veículo.
Por fim, a parte posterior reapresenta no ?Fiat Trepiùno? um conceito de porta traseira com soleira mais alta e que integra a janela e o ?spoiler? do teto. A solução adotada mostra-se muito prática para as operações de carga e descarga no dia-a-dia. O painel merece menção especial por causa de seu formato e pela funcionalidade que oferece. O ?Fiat Trepiùno? propõe uma solução inovadora e capaz de conter a estrutura e os equipamentos de um painel moderno.
No console central, os comandos atuam ?sob a pele?, isto é, é suficiente tocá-los de leve para ver um sinal luminoso seguir os movimentos do usuário e receber seu ?input?. Resumindo, graças às novas tecnologias de materiais, ?Fiat Trepiùno? é o primeiro carro que supera as clássicas soluções ?2+2? de alguns ?coupés? ou ?spiders? mas também de todos os ?city-cars? que limitam a habitabilidade a apenas dois lugares. De fato, o protótipo introduz o conceito de ?3+1? também nos veículos com espaço posterior reduzido, graças a uma arquitetura inovadora, capaz de se adaptar às exigências de transporte mais comuns e de satisfazer o maior número possível de usuários: 2 lugares, 3 lugares, 3+1 lugar de emergência. Em síntese, o protótipo Fiat ?une? o espaço do porta-malas com o painel por meio de uma série de transformações possíveis, a ponto de representar um conceito de mobilidade total dos interiores.
