Na quinta-feira passada, a Fiat Automóveis do Brasil apresentou o novo Idea 2011.
A apresentação da minivan à imprensa aconteceu no Guarujá, no litoral paulista, do qual participou o Jornal do Automóvel para conferir a novidade, que chega ao mercado com visual renovado e equipado com a nova gama de motores E.torQ, de 1.6 e 1.8 litro, desenvolvidos e produzidos pela Fiat Powertrain Tecnologies (FPT) em Campo Largo, no Paraná.
Visualmente, as mudanças significativas do Idea 2011 estão no desenho frontal e na traseira. As laterais da carroceria e o interior ainda guardam aparência do modelo anterior, lançado no Brasil em agosto de 2005.
O monovolume herdou a identidade visual do restante da gama Fiat, graças à ampla grade frontal, que lhe deu esportividade. Na traseira, destaque para as lanternas com diodos luminosos (led), até então, item disponível apenas em modelos de marcas de luxo.
A cabine ainda preserva o desenho do Idea antigo, com exceção dos novos bancos e volante. A gama de versões mudou e traz novos nomes, alinhando-se ao restante da linha Fiat.
A opção de entrada é a Attractive, que substitui a ELX e vem equipada com o mesmo bloco 1.4 l Flex, oferecido anteriormente, com câmbio manual de cinco marchas.
Esse motor de quatro cilindros em linha entrega 80 cv, com gasolina, e 81 cv, com etanol, ambos a 5.500 rpm. O torque é de 12,2 kgfm e 12,4 kgfm (a 2.250 rpm), com gasolina e etanol, respectivamente.
Nesse caso, o preço de tabela sofreu, de acordo com a Fiat, reajuste de R$ 790 em relação ao ELX, saltando para R$ 43.590. A versão Essence é a opção intermediária e chega para ocupar o lugar do ELX 1.8.
Vem com o motor 1.6 l E.torQ capaz de gerar 115 cv e 117 cv, a 5.500 rpm (o maior valor sempre refere-se ao etanol). E o torque é de 16,2 kgfm e 16,8 kgfm (ambos a 4.500 rpm). Aqui há opções de câmbio manual e Dualogic automatizado, que saem respectivamente por R$ 45.610 e R$ 47.720.
O pacote topo de linha continua sendo a Adventure, agora equipada com o bloco 1.8 l E.torQ. Nele, as potências e torques são de 130 cv e 132 cv (a 5.250 rpm), e 18,4 kgfm e 18,9 kgfm (a 4.500 rpm).
O Idea aventureiro tem preços de tabela de R$ 56.900,00 com alavanca manual, e de R$ 59.010,00 para o Dualogic. A novidade da gama Idea fica por conta da versão Sporting, que assume o posto do HLX 1.8.
Também disponível com os dois tipos de transmissão, o Sporting, como o próprio nome diz, vem com diversos itens para deixar a minivan com aparência mais esportiva. Há saias laterais, “spoilers”, faróis de neblina e rodas de liga leve de série. Com câmbio manual, o Sporting custa R$ 54.280, e com alavanca Dualogic R$ 56.390.