Objeto de desejo em qualquer lugar do mundo, e atributos para isso não lhe faltam. Polonês, baixinho, atarracadinho e cinquentão.
Estamos nos referindo ao Fiat 500 (“Tchinqüe Tchento”), que chega ao mercado brasileiro com um passado e tanto.
A história do Fiat 500 começou em 1936, na Itália, o carro viveu até 1975 e em 2007 foi relançado para buscar um novo tipo de consumidor: mais exigente que busca exclusividade, “status” e requinte. É assim que o Cinquecento chega ao Brasil, (dois anos após seu lançamento e 400 mil unidades vendidas), depois de encantar a Europa, conseguindo penetrar em mercados fechados como Espanha e Inglaterra.
O Cinquecento, como é conhecido em todo o mundo, voltou para ser objeto de desejo e não simplesmente mais um modelo à disposição do consumidor. Suas formas bem pensadas contam mais de meio século de história em cada linha.
Agora o Cinquecento desembarca no Brasil disposto a mostrar porque se transformou em tamanho sucesso. O pequeno “hatchback”, medindo 3,55 m de comprimento, vai provar que tamanho não é documento.
A referência mais forte ao carro anterior é a combinação de faróis redondos superiores com luzes de posição inferiores e o logotipo inserido entre frisos, ou “bigodes”. Seu capô curto e arredondado transmite robustez e dinamismo. E a linha da cintura levemente inclinada na dianteira reforça esses atributos.
Os estilistas capricharam também no “design” interno se inspirando no antecessor, começando pelos instrumentos agrupados num único painel que contém velocímetro, conta-giros e computador de bordo, todos concêntricos e visualizados em conjunto, instantaneamente.
Uma mistura dos estilos retrô e moderno. Destaque, ainda, para a pintura brilhante da carroceria na parte central do painel. Seu porta-malas tem espaço suficiente para pequenas bagagens dos ocupantes com seus 185 litros.
Pequeno, com motor 1.4 de 100 cavalos e com lugar para apenas quatro pessoas, o Cinquecento vai custar no mínimo R$ 62.870,00, isso na versão Sport com câmbio mecânico. Pode chegar a R$ 68.970,00 na versão Louge com câmbio “dualogic”.
As 150 concessionárias escolhidas para comercializar o Cinquecento terão uma área exclusiva para este fim e a montadora preparou um programa de atendimento altamente personalizado. Toda a rede Fiat de 520 concessionárias está capacitada para fazer o atendimento técnico.