Ferrari FXX: um carro para colecionadores

ja841.jpgQue tal dirigir uma Ferrari com motor V12 de mais de 6 litros de deslocamento, com 800 hp de potência? Parece um sonho, mas não é? O ?marketing? da Ferrari criou um programa de colaboração tecnológica para o desenvolvimento do protótipo FXX (FX em linguagem de cinema significa efeito especial e e sugere que FXX signifique super-especial), envolvendo dedicados e apaixonados clientes (entenda-se: mais abonados e mais competentes ao volante, não exatamente nesta ordem).

O FXX é o mais avançado GT criado em Maranello e esta missão pretende transformar consumidores especiais de veículos Ferrari em pilotos de testes. Tal processo pretende coletar dados sobre as impressões destes habilidosos, porém não-profissionais motoristas, que serão comparados e complementados com as impressões e sugestões de Michael Schumacher, Rubens Barrichello e dos próprios pilotos de teste da Ferrari.

ja843.jpgSuas experiências ao volante do novo carro serão monitoradas diretamente pelos técnicos e especialistas da casa do ?cavallino rampante? e eles poderão se considerar parte do produto. O FXX é fruto do ?know-how? Ferrari na construção de séries especiais limitadas, combinado, é claro, com a experiência em competições.

O FXX é equipado com motor V12 de 6262 cm³, que rende 800 hp a 8500 rpm. A transmissão utiliza tecnologia da F-1, com tempo para troca de marchas inferior100 milissegundos, quase tão rápidas quanto as do câmbio da F-1. O protótipo ainda não foi homologado para as ruas e nem será um modelo de competição. Ele será utilizado exclusivamente na pista, como parte de um programa de pesquisa e desenvolvimento (o primeiro), que transforma clientes em ?Test Drivers?.

ja842.jpgA parceria entre a Ferrari e a Bridgestone resultou no desenvolvimento de pneus ?slick?19 pol., especificamente criados para este modelo. E a Brembo criou um sistema de refrigeração dos discos e pastilhas, para os amplos discos de cerâmica. O que torna o FXX uma obra de arte à parte, entretanto, é o sofisticado sistema de telemetria, que monitora e dá o ?feedback? de 39 parâmetros diferentes em tempo real.

Todos os clientes que fizerem parte do projeto FXX poderão comprar um dos cobiçados 20 – ou quantos mais forem construídos – exemplares, coisa de colecionador, por nada menos que 1.500.000 (fora impostos), o equivalente à bagatela de R$ 4.396.665,00.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo