Se a Enzo é a Ferrari mais potente e cara, a nova F430 passa a ser a mais sofisticada e a que recebeu mais tecnologia desenvolvida nos monopostos de Fórmula-1. Assim como os pilotos Schumacher e Barrichello podem alterar ajustes do carro ao longo das corridas com ajuda de controles no volante, os felizes proprietários do novo esportivo da marca italiana também poderão fazê-lo.
As entradas de ar frontais foram inspiradas nas do Fórmula-1 de 1961, pilotado por Phil Hill. Essas aberturas são ligadas a defletores que direcionam os ares ao fundo plano, feito com alumínio de aviação. Isso acaba gerando uma força aerodinâmica que ajuda a manter o carro firme nas curvas. A perfeição aerodinâmica é tal que o desenho da base dos retrovisores foi elaborado para levar o ar para o aerofólio traseiro.
O motor merece capítulo à parte. O V8 é completamente novo, sem nenhum componente em comum com o da 360 Modena. Ainda em relação à antecessora, a F430 vem com propulsor com 20% a mais de cilindrada ( 4.3 litros ante 3.6 l) e acréscimo de 4 kg. Mas é o rendimento que reserva números mais positivos. O torque é 25% maior (47,5 kgfm a 5.250 rpm) e a potência 23% (490 cavalos a 8.500 rpm).
No conjunto mecânico outra novidade é o diferencial com controle eletrônico. Esse sistema tem sido usado na Fórmula-1 por vários anos e transfere todo o potencial do motor das rodas para o solo sem desperdício de potência e derrapagens indesejáveis.Os freios, cujos discos são feitos de fibra de carbono e cerâmica e têm medidas diferentes, dependendo o eixo. No dianteiro são 380 milímetros de diâmetro com pinças de seis pistões, e 350 mm e quatro pistões atrás.
Além de toda essa sofisticação, a F430 conta ainda com uma das linhas mais belas já criadas pelo estúdio Pininfarina. A inspiração no modelo Enzo é evidenciada por detalhes como o conjunto ótico, principalmente as lanternas traseiras. No caso dos faróis, o emprego de lâmpadas de xenônio tornou possível dar um ar sofisticado ao carro. As rodas são de aro 19, montadas em pneus 225/35ZR na frente e 285/35ZR atrás. Há opção de pneus à prova de furo, capazes de rodar 112 km a uma velocidade de 80 km/h. A carroceria pode ser pintada com uma das 16 cores disponíveis, combinando com 12 tonalidades diferentes do interior.
Entre os equipamentos, estão incluídos som com “subwoofer”, sistema de telefonia “bluetooth” (que permite a ligação do celular aos alto-falantes), sistema de navegação por satélite e até um jogo de malas, feitas especialmente para a F430. Para levar bagagem, além do pequeno porta-malas, existe um compartimento atrás dos bancos, com operações de abertura e fechamento feitas eletronicamente.