Ferrari apresenta o F430 em Paris

De 25 de setembro a 10 de outubro, a Ferrari apresentará no Salão de Paris (França) o F430, modelo que substituirá o 360 Modena no ano que vem e que marca a chegada da nova geração de motores V8 da marca do cavalinho rompante.

O novo carro utiliza a tecnologia de alumínio iniciada em seu antecessor, garantindo mais leveza ao esportivo, que recebeu, também, inovações aplicadas nos bólidos de Fórmula 1 da marca. Como “diz” o nome, o novo propulsor é um 4,3 litros V8 com os cilindros dispostos em 90º, capaz de gerar 490 cavalos e 47,4 kgfm de torque a 5.250 rpm. Além disso, o carro tem estrutura de alumínio, recurso que passou a ser utilizado pelo fabricante italiano a partir do 360 Modena.

Graças à exemplar relação peso/potência de 2,85 kg/cv, segundo a Ferrari, a nova F430 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e atinge 315 km/h. Além do fôlego de sobra, a novidade traz também inovações tecnológicas incorporadas a partir da experiência da Ferrari na Fórmula 1. O Ferrari 430 é, portanto, ligeiramente mais rápido em velocidade máxima e em aceleração que o Lamborghini Gallardo, que atinge a velocidade de 309 km/h, e acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

Câmbio seqüencial semi-automático de 6 marchas, operado por meio de borboletas instaladas atrás do volante, favorece em muito a performance do carro. Segundo a Ferrari, o sistema efetua as trocas em 150 milissegundos. Esse recurso é utilizado em boa parte dos modelos Ferrari.

Ainda entre as inovações, destaca-se o diferencial eletrônico (E-Diff), um dos recursos que contribuíram com a hegemonia dos monopostos da Ferrari na atual temporada da Fórmula 1.

Outro recurso sofisticado fica por conta do volante com botões (“manettino”), que controlam diversas funções, como acionamento do motor e a maneira de dirigir. Como opcional é oferecido sistema de freios com discos de cerâmica e carbono.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo