A nova dimensão da feira é visível quando comparada à ultima vez que foi realizada, em 2003, e na projeção para a 4.ª edição, em 2008. 2003 teve 60 expositores, contra os 180 atuais. Em 2008, a previsão inicial é de pelo menos 330 expositores, sendo que 200 já estão confirmados. O número de visitantes também cresceu, de 17 mil em 2003, para 26 mil este ano, e deverá chegar a 31 mil pessoas em 2008, quando a feira, até agora mais voltada para o Paraná e Santa Catarina em termos de público, focará também visitantes do Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
É o pensamento também de Milton Ribeiro, presidente do Sincopeças-RS, que aproveitou a Autopar para convidar expositores a participar da Autoparts 2006 – 3.ª Feira de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que acontecerá de 4 a 7 de outubro, em Porto Alegre. "Como presidente da comissão que organiza a feira em Porto Alegre, fiquei encantado com o envolvimento de toda a cadeia na realização da Autopar. Vamos levar esta experiência para lá", comentou Ribeiro.
Para a maioria dos expositores, o que tornou a Autopar importante foi a qualificação dos visitantes. "Distribuímos mais de mil catálogos para aplicadores realmente interessados em conhecer ou tirar dúvidas sobre os nossos produtos. Isso é o sonho de todo expositor", comemorou Paulo Bogado, gerente da Viemar, de Porto Alegre (RS), que trabalha com produtos para suspensão e direção.
O público qualificado ajudou no objetivo comum para a maioria das empresas: estreitar relacionamento com os clientes. "Muitos aplicadores que utilizam o nosso produto no dia-a-dia puderam tirar dúvidas e conhecer um pouco da empresa e das novidades. Isso é fundamental para a conquista de novos clientes", apontou Ivan Furuya, assistente de vendas da Goodyear. "Conseguimos fidelizar os clientes atuais e até iniciar contato com prospects do nordeste, do Chile e da Argentina", comemorou Gilson da Silva, diretor comercial da Hipper Freios.
Alguns expositores, no entanto, até aproveitaram para fazer negócios. É o caso da Engecass, de Rio do Sul (SC), que fabrica elevadores para carros.
A empresa deve fechar nos próximos dias R$ 200 mil em vendas iniciadas na Autopar. Para o gerente comercial Everaldo Batista de Oliveira, não ficou a menor dúvida de que o evento passou a ser obrigatório. "Posso falar com propriedade porque participo de todas as feiras do setor no Brasil. Depois da Automec, de São Paulo, a Autopar é prioridade no nosso segmento", diz Everaldo.