A grade do radiador é detalhe marcante na dianteira do Polo. Tem formato trapezoidal, e as linhas de seu contorno seguem até o pára-choque, fazendo um desenho em "V". Os faróis, embora mantenham estrutura redonda, perderam o conjunto duplo. De qualquer maneira, o novo desenho deixou a parte da frente do carro mais contemporânea. Na traseira do "hatch", o vidro vigia também termina sutilmente em "V", dando ao automóvel aspecto mais dinâmico.
O interior traz poucas novidades:
o banco é revestido com novo tecido. E o rádio, item opcional, conta com desenho renovado. A lista de equipamentos de série foi mantida:
há ar-condicionado, direção hidráulica, desembaçador traseiro, volante com regulagem de altura, entre outros. Mas agora o modelo vem também com sensor de estacionamento. Outro destaque fica por conta do "tilt down", que inclina o retrovisor direito em manobras de estacionamento.
Entretanto, estes últimos dois itens podem ser retirados da lista de equipamentos de série do carro, para atender a frotistas e pedidos especiais. Fora a reestilização, a Volkswagen efetuou o reposicionamento de preços na linha e incluiu mais itens de série no carro. (BN)
OLHO CLÍNICO
Na parte mecânica do Polo, tudo continua como antes. São oferecidas duas versões de motorização, 1.6 bicombustível e 2.0 a gasolina, a segunda disponível apenas no sedã. Durante a avaliação, realizada entre a capital paulista e Águas de São Pedro, no interior paulista, o Polo reafirmou suas aptidões: boa dirigibilidade e estabilidade em curvas.
Mas no sedã os 103 cavalos e 14,5 kgfm a 3.250 rpm, com álcool, são números que deixam a desejar. Nas retas e descidas, ele vai bem, auxiliado pelo câmbio de engates precisos. Porém, na subida, é preciso efetuar repetidas reduções de marchas, condição em que o modelo de três volumes sofre um pouco mais. Segundo a VW, ele acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atinge velocidade máxima de 175 km/h. Se usar gasolina, a potência do motor cai para 74 cv e o torque para 14,3 kgfm, também a 3.250 rpm.
A boa novidade do Polo, além do estilo renovado, é o preço. Para o hatch, a Volkswagen manteve os R$ 39.990,00 mas inclui os itens já citados, sensor de estacionamento e "tilt down". No sedã, houve redução de R$ 1.184,00 ficando o valor final em R$ 41.990,00 com os mesmos equipamentos de série do hatch. Segundo Berthold Krueger, vice-presidente de Marketing e Vendas da VW do Brasil, a expectativa é aumentar o atual volume de vendas do carro em 30%.
Em 2005, foram vendidas 20.832 unidades do modelo. Neste ano, de janeiro a agosto, a VW comercializou 6.776 "hatches" e 8.261 sedãs, números referentes à versão com motor 1.6. Das unidades vendidas, o sedã 2.0 representa entre 4% e 5% do total, e a montadora não pretende alterar este "mix".
O Polo Hatch é oferecido nas versões 1.6 e Sportline. E o Sedan está disponível na 1.6, Comfortline 1.6 e Comfortline 2.0. (BN)
FICHA TÉCNICA – Polo Sedan 1.6 Total Flex
Potência: 101 cv a 5.750 rpm (gasolina) e 103 cv a 5.750 rpm (álcool)
Torque: 14,3 kgfm a 3.250 rpm (gasolina) e 14,5 kgfm a 3.250 rpm (álcool)
Direção: hidráulica Câmbio: manual, de cinco velocidades
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora; traseira independente, com braço longitudinal e mola helicoidal
Freios: a disco nas rodas dianteiras e a tambor com regulagem automática nas rodas traseiras
Dimensões: 4,19 m de comprimento; 1,65 m de largura; 1,50 m de altura; 2,46 m de entre-eixos
Peso: 1.123 kg
Tanque: 45 litros
Porta-malas: 435 litros
Preço: R$ 41.990,00
FICHA TÉCNICA – Polo Sedan 2.0
Potência: 116 cv a 5.200 rpm
Torque: 17,3 kgfm a 2.400 rpm
Direção: hidráulica
Câmbio: manual, de cinco velocidades
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora; traseira independente, com braço longitudinal e mola helicoidal
Freios: a disco nas rodas dianteiras e a tambor com regulagem automática nas rodas traseiras
Dimensões: 4,19 m de comprimento; 1,65 m de largura; 1,50 m de altura; 2,46 m de entre-eixos
Peso: 1.123 kg
Tanque: 45 litros
Porta-malas: 435 litros
Preço: R$ 54.264,00