Representante oficial da Ferrari no Brasil, o grupo Via Italia escolheu o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para lançar no país o modelo de passeio mais rápido da marca italiana à venda, a F12 Berlinetta. Com motor de 12 cilindros em V que desenvolve 740 cavalos de potência, a 8.500 rpm, combinado com transmissão de dupla embreagem da Fórmula 1, a F12 Berlinetta parte de R$ 2,4 milhões e, na sua configuração mais completa, pode chegar a R$ 2,9 milhões.

continua após a publicidade

Apesar deste preço estratosférico, a Via Italia pretende vender dez unidades da F12 até o final deste ano. No total, a importadora projeta colocar entre 30 e 40 unidades no mercado brasileiro em 2013, segundo afirma o presidente da importadora, Francisco Longo. O superesportivo foi lançado no Salão de Genebra (Suíça) do ano passado. Com 6.2 litros de capacidade, o novo motor V12 permite ao bólido acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos e atingir 200 km/h em 8,5 segundos. A velocidade máxima é de 340 km/h. A Ferrari diz que ele completou uma volta no circuito italiano de Fiorano em 1min23, mais rápido do qualquer outro modelo da marca. A distância de frenagem também foi reduzida, de acordo com a montadora italiana. Para isso, as peças dos freios são de carros de corrida da fabricante, fazendo a redução de 100 km/h a 0 km/h em 30 metros. A montadora diz ainda que o consumo de combustível foi reduzido em 30%.

O supercarro é feito com 12 diferentes tipos de alumínio. Os respiros do capô reduzem o arrasto do ar admitido pela grade. Os dutos de ventilação dos freios se abrem apenas quando eles atingem temperaturas críticas. O espaço foi otimizado para garantir que o usuário tenha conforto e ainda encontre espaço atrás dos bancos, que, por sua vez, têm fácil acesso graças à ampla abertura da tampa traseira. E o interior do esportivo conta com detalhes em alumínio, fibra de carbono e couro costurado à mão.

Exclusividade

Outro modelo lançado no Salão de Genebra do ano passado que chega agora ao país é a Ferrari California 30. O nome California 30 se deve aos 30 cavalos de potência a mais e 30 kg de peso a menos em relação ao modelo anterior (Ferrari California). Só duas unidades serão vendidas no país, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. O importador, o Grupo Via Italia, não divulgou os preços.

Divulgação
continua após a publicidade