Na dianteira a F-250 está com visual novo. Seu conjunto ótico conta com "design" moderno e lentes transparentes em policarbonato, com piscas integrados. A grade frontal e os pára-choques cinzas com novo desenho deixaram a picape com formato mais robusto. A versão XLT vem com acabamento cromado.
Vista de lateral, a nova F-250 continua agradando, especialmente aquele consumidor que gosta de picapes enormes. E esta é bem grande. E requer que o motorista seja portador da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no mínimo, categoria "C".
OLHO CLÍNICO
Durante o teste de impressões ao dirigir realizado pelas belíssimas paisagens do Rio Grande do Sul, a grande F250 da Ford acaba logo com a idéia de que é difícil de dirigir, principalmente para quem é iniciante. Difícil é subir, principalmente para quem é baixinho, apesar do bom estribo e das alças bem colocadas. Mas é questão de hábito e, no final, vale pelo exercício físico.
Mas ao volante da F-250 logo se sente uma picape dócil e tranqüila. Para conduzi-la é obrigatório ter, no mínimo, habilitação de categoria "C". É preciso também atentar – mas isto não é difícil – para suas gigantes dimensões. Tem que se abrir mais nas curvas, calcular melhor os espaços para ultrapassar e, nas idas e vindas urbanas, se preparar para a peregrinação de se achar uma vaga. A posição de dirigir é muito confortável e o campo de visão é amplo. Na estrada, onde melhor se acomoda, é muito agradável e tem bom desempenho.
A picape da Ford surpreendeu nas primeiras voltas, tanto no asfalto, quanto na terra. Mas foi no circuito "off-road" que pudemos avaliar sua força e do que era capaz. Transpôs todos os obstáculos sem dificuldades e em trechos mais difíceis mostrou-se extremamente eficiente. Sua tração 4×4 foi utilizada apenas num trecho do circuito que estava realmente difícil de passar com 4×2. O sistema do botão 4×4 é fácil de ser manuseado. Está localizado no painel e as trocas podem ser feitas a até 80 km/h. Mas o 4×4 reduzido só deve ser acionado com a picape parada. Para completar, a suspensão é macia e os ângulos de ataque e de saída foram melhorados. A Ford não definiu seu preço, mas deverá chegar às revendas com preço entre R$ 93.000,00 (4X2) e R$ 135 mil (4X4). (BN)
FICHA TÉCNICA
Carroceria: picape grande, cabine simples (2 portas) ou dupla (4 portas)
Motor: Cummins MaxPower
Posição: dianteira/ longitudinal
Combustível: Diesel
Ignição: por compressão eletrônica
Alimentação: common rail
Nº cilindros/válvulas: 4 em linha/ 16
Cilindrada (cm3): 3.920
Potência máxima (cv): 203 (@ 2.900 rpm)
Torque máximo (kgfm): 56 (@ 1.500 rpm)
Eixo traseiro
Modelo: Dana 70
Relação: 3,55:1
Suspensão
Dianteira
Modelo 4×2: twin-I-beam, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos telescópicos
Modelo 4×4: eixo rígido, com feixe de molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos
Traseira: eixo rígido, antiderrapante, com feixe de molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos externos às longarinas
Direção: hidráulica, com coluna fixa (XL) ou ajustável (XLT)
Rodas: 7,0 x 16", em aço estampado (XL) ou alumínio (XLT)
Pneus: LT 235/85 R16 (XL) ou LT 265/75 R16 (XLT, opcional para XL)
Freios
Serviço: hidráulico, com dois circuitos independentes, a disco nas rodas dianteiras e a tambor na traseira. ABS nas rodas traseiras
Estacionamento: mecânico, com atuação nas rodas traseiras, acionado por meio de cabo ligado a um pedal com sistema de trava
Tanque de combustível (L): 110 110