Com novo motor eletrônico e tração 4×4, a partir de maio a Ford começará a comercialização de sua nova picape F-250. A linha 2007 da F-250 é produzida também na versão cabine simples, com tração 4×2 ou 4×4 e acabamento XL ou XLT. A grande novidade da cabine simples, além do motor eletrônico 3.9 litros, é a capacidade de carga que foi ampliada, por conta do aumento da caçamba para 2,50 metros (8 pés) de comprimento.

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Na dianteira a F-250 está com visual novo. Seu conjunto ótico conta com "design" moderno e lentes transparentes em policarbonato, com piscas integrados. A grade frontal e os pára-choques cinzas com novo desenho deixaram a picape com formato mais robusto. A versão XLT vem com acabamento cromado.

A traseira da nova F-250 é simples. Linhas quadradas e tampa traseira de fácil acionamento. As lanternas são discretas, acompanhando a linha de abertura da tampa da caçamba e saindo um pouco pelas laterais. O pára-choque é cinza na versão XL e cromado na XLT. O "brake light" está localizado na parte superior do vidro traseiro e a capota marítima faz parte da linha exclusiva de acessórios, assim como o engate para reboque.

Vista de lateral, a nova F-250 continua agradando, especialmente aquele consumidor que gosta de picapes enormes. E esta é bem grande. E requer que o motorista seja portador da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no mínimo, categoria "C".

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Além do conforto e acabamento impecável, a nova F-250 ganhou novo painel de instrumentos, mais moderno e com novo grafismo. Tem mostradores de velocidade, conta-giros, hodômetro digital, combustível, nível do óleo, temperatura e carga da bateria, luzes indicadoras de proteção do motor – amarela, de advertência, e vermelha, no caso de falhas críticas -, de acionamento da tração 4×4 (High ou Low) e presença de água no filtro de combustível. Vem equipada, ainda, com direção hidráulica, ar-condicionado, aquecedor, vidro elétrico, espelho retrovisor elétrico, trava elétrica das portas, e aviso sonoro de chave na ignição e de faróis acesos. Na lista de opcionais há console central e rádio/toca-CD com MP3.

Sistema de tração total, de acionamento eletrônico, segundo a Ford, permite a nova F-250 enfrentar qualquer terreno e aumenta a sua aderência e a estabilidade, seja na lama, na areia ou em pista molhada. Todas as opções de tração são selecionadas de modo fácil pelo motorista, por meio de botões no painel. (BN)

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OLHO CLÍNICO

Durante o teste de impressões ao dirigir realizado pelas belíssimas paisagens do Rio Grande do Sul, a grande F250 da Ford acaba logo com a idéia de que é difícil de dirigir, principalmente para quem é iniciante. Difícil é subir, principalmente para quem é baixinho, apesar do bom estribo e das alças bem colocadas. Mas é questão de hábito e, no final, vale pelo exercício físico.

Seu novo motor diesel eletrônico MaxPower, desenvolvido pela Ford e pela Cummins, tem 3.9 litros, quatro cilindros em linha, injeção eletrônica "common rail" e aspiração turbo "intercooler", desenvolve 203 cavalos de potência máxima a 2.900 rpm e 56 mkgf de torque máximo a 1.500 rpm. Segundo a montadora, o modelo cabine dupla acelera de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos e atinge a velocidade final de 160 km/h, limitada eletronicamente.

Mas ao volante da F-250 logo se sente uma picape dócil e tranqüila. Para conduzi-la é obrigatório ter, no mínimo, habilitação de categoria "C". É preciso também atentar – mas isto não é difícil – para suas gigantes dimensões. Tem que se abrir mais nas curvas, calcular melhor os espaços para ultrapassar e, nas idas e vindas urbanas, se preparar para a peregrinação de se achar uma vaga. A posição de dirigir é muito confortável e o campo de visão é amplo. Na estrada, onde melhor se acomoda, é muito agradável e tem bom desempenho.

Durante o "test drive", realizado na região de Itaimbezinho, no Rio Grande do Sul, pudemos sentir o excelente desempenho da nova F-250. Mostrou-se rápida quando exigida, com ótimas retomadas. Os freios auxiliados pelo ABS param a picape em espaços curtos e sem desvios.

A picape da Ford surpreendeu nas primeiras voltas, tanto no asfalto, quanto na terra. Mas foi no circuito "off-road" que pudemos avaliar sua força e do que era capaz. Transpôs todos os obstáculos sem dificuldades e em trechos mais difíceis mostrou-se extremamente eficiente. Sua tração 4×4 foi utilizada apenas num trecho do circuito que estava realmente difícil de passar com 4×2. O sistema do botão 4×4 é fácil de ser manuseado. Está localizado no painel e as trocas podem ser feitas a até 80 km/h. Mas o 4×4 reduzido só deve ser acionado com a picape parada. Para completar, a suspensão é macia e os ângulos de ataque e de saída foram melhorados. A Ford não definiu seu preço, mas deverá chegar às revendas com preço entre R$ 93.000,00 (4X2) e R$ 135 mil (4X4). (BN)

FICHA TÉCNICA

Carroceria: picape grande, cabine simples (2 portas) ou dupla (4 portas)

Motor: Cummins MaxPower

Posição: dianteira/ longitudinal

Combustível: Diesel

Ignição: por compressão eletrônica

Alimentação: common rail

Nº cilindros/válvulas: 4 em linha/ 16

Cilindrada (cm3): 3.920

Potência máxima (cv): 203 (@ 2.900 rpm)

Torque máximo (kgfm): 56 (@ 1.500 rpm)

Eixo traseiro

Modelo: Dana 70

Relação: 3,55:1

Suspensão

Dianteira

Modelo 4×2: twin-I-beam, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos telescópicos

Modelo 4×4: eixo rígido, com feixe de molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos

Traseira: eixo rígido, antiderrapante, com feixe de molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos externos às longarinas

Direção: hidráulica, com coluna fixa (XL) ou ajustável (XLT)

Rodas: 7,0 x 16", em aço estampado (XL) ou alumínio (XLT)

Pneus: LT 235/85 R16 (XL) ou LT 265/75 R16 (XLT, opcional para XL)

Freios

Serviço: hidráulico, com dois circuitos independentes, a disco nas rodas dianteiras e a tambor na traseira. ABS nas rodas traseiras

Estacionamento: mecânico, com atuação nas rodas traseiras, acionado por meio de cabo ligado a um pedal com sistema de trava

Tanque de combustível (L):    110    110