Pois é, em junho de 2010 anunciamos que o curitibano Orlando Dal´Lago, portador de Carteira de Habilitação expedida em 16 de agosto de 1945 e já na casa dos 83 anos de idade, seria não só o motorista mais idoso mais também o mais experiente em mecânica de automóveis da marca Ford a participar, com o seu Galaxie 1961, modelo Victória, duas portas, motor V-8, câmbio mecânico de 3 marchas, da viagem/passeio organizada pelo Veteran Car Clube do Paraná a Punta Del Leste e Montevidéo, no Uruguai, o que foi concretizado no mês de setembro daquele ano.

continua após a publicidade

Não estávamos errados sobre a sua idade e tampouco sobre a sua experiência em mecânica automobilística. Antes de partir, junto de outros 20 carros e cerca de 40 antigomobilistas, Orlando mandou verificar a geometria das rodas frontais do seu “Gala”, colocou jogo de pneus e radiador novos.

Antes não tivesse feito isto, pois, tais providências só acarretaram problemas. O serviço de geometria das rodas não foi bem feito, de tal forma  que os pneus dianteiros do carro, novos, sofreram desgaste prematuro durante a viagem, chegando ao extremo de fazer com que Orlando tivesse que troca-los por outros, novos também, o que o deixou bastante aborrecido. Se não bastasse isso, o radiador novo vazou.

Mas, foi aí que entrou a experiência adquirida por Orlando ao longo de anos ao volante de carros, camionetas e caminhões em viagens sob condições adversas e em oficinas mecânicas, quando, na falta de recursos, ele mesmo tinha que solucionar os problemas que surgiam.

continua após a publicidade

Ao invés de retirar a peça do carro (o que implica numa trabalheira), providenciar uma solda, perder tempo, tomar outra atitude ou ficar nervoso, Orlando simplesmente adquiriu 2 ovos de galinha, não para fazer uma omelete mas, para colocar a clara e a gema dos mesmos dentro do radiador.

Obviamente, em contato com a água fervente, a clara e a gema circularam pelo interior do radiador, sofreram cozimento e obstruíram o furo da colméia, solucionando o problema.

continua após a publicidade

Trata-se de um macete quebra-galho que certamente causou surpresa outros antigomobilistas. E a viagem de 6 dias e 3.300 quilometros prosseguiu normalmente.

Não é a toa que Orlando, na década de 1950, ajudava seu irmão, o piloto Edmundo Dal´Lago (Mundito), a preparar a carreteira deste para as corridas. Nas fotos, Orlando Dal´Lago com seu “Gala” em plena viagem e ao lado de dedos gigantes, em Punta Del Leste.