Mais de 100 jornalistas especializados na área automotiva, de todo o Brasil, estão fazendo um "teste drive" diferente, que vai durar mais de seis meses. Eles vão percorrer (em grupos) cerca de 12 mil quilômetros de estradas, com condições e cenários os mais variados, do Chuí ao Oiapoque, usando seis veículos Flexpower de vários modelos.
É a Chevrolet Flexpedition-ABS Experience que começou na última sexta-feira, em Gravataí (RS). Os veículos Chevrolet Flexpower serão testados com gasolina e álcool das mais distintas regiões do País, rodando em estradas ao nível do mar e em serras, como a serra do Rio Grande do Sul.
O objetivo da expedição, patrocinada pela General Motors do Brasil e pela Bosch do Brasil, é comprovar a versatilidade na utilização do álcool e da gasolina, desmistificar os conceitos errados que ainda existem sobre o sistema Flex Fuel e comprovar a eficiência dos freios ABS na prevenção de acidentes.
Apesar da tecnologia multicombustível ser hoje uma realidade mais do que firmada no mercado brasileiro, há ainda muitas informações errôneas e mitos sobre o sistema, e a idéia da GM do Brasil e da Bosch é desmistificar os paradigmas que giram em torno dos motores "flex fuel".
Dividida em cinco etapas, a viagem começou pela região do Chuí. A partida ocorreu na última sexta-feira, em Gravataí (RS), em frente ao hotel Intercity e a chegada está prevista para o dia 3 de setembro, em São Paulo (SP). A primeira etapa abrangerá os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, passando pelas cidades de Porto Alegre, Chuí, Praia do Cassino, Parque Nacional do Taim, Tramandaí e Torres, Parque Nacional do Taimbézinho, Cambará do Sul e Bom Jesus e São Joaquim, Garopaba, Guaratuba, Morretes e Curitiba, Petar, Apiaí, Cananéia, Ilha Comprida, Iguape e São Paulo, no total de 11 dias e quase dois mil quilômetros.
A expedição é organizada por Luiz Cezar Fanfa, que no ano passado liderou a Old Way Expedition, em comemoração aos 80 anos da GM no Brasil. Pretende mostrar em reportagens, fotos e vídeos, as mais belas paisagens do nosso País, ou "O Brasil visto da janela de um Chevrolet". O que o Brasil tem de melhor, em turismo, esportes e cultura (indicado pelos jornalistas de cada região) e visto pelos jornalistas locais.
Participam da primeira etapa da Flexpedition-ABS Experience, os jornalistas paranaenses Antonio Cipriano Bispo, Roberto Massignan Filho e Antonio Carlos da Silva.