Para mostrar sua nova viatura de transporte de tropas, a Iveco, divisão de veículos comerciais do grupo Fiat, escolheu o Rio de Janeiro.
O modelo será apresentado, em forma de maquete em tamanho real, durante o Latin America Aero & Defence (LAAD), a maior feira de equipamentos militares da América Latina, realizada na capital fluminense desde o dia 14 de abril. Batizado com o nome VBTP-MR – abreviatura de Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas – o projeto vai atender o Exército Brasileiro e substituirá o veterano EE-11 Urutu, usado pelas Forças Armadas brasileiras e em outros países. A escolha do novo modelo obedeceu a processo licitatório realizado em 2007 e vencido pela Iveco.
O novo carro de transporte de tropas será construído na fábrica da empresa de Sete Lagoas, em Minas Gerais. De acordo com o fabricante, o primeiro protótipo do veículo estará concluído em 2010 e será utilizado em testes.
Outras 16 unidades do VBTP-MR serão fabricadas também em Sete Lagoas (MG) e testadas em 2011. Ainda de acordo com a Iveco, o VBTP-MR pesa 18 toneladas, tem capacidade anfíbia e pode acomodar até 11 ocupantes.
Empurrado por um potente motor a diesel, tração 6×6 o veículo pode ser equipado com uma torre armada com operação por controle remoto. Suas dimensões são 6,9 metros de comprimento, 2,7 m, de largura e 2,34 m, de altura.
Entre outras qualificações do blindado está a possibilidade de ele ser transportado por um avião de transporte de cargas Hércules C-130. A Iveco informa que boa parte dos componentes do modelo é importada, mas o projeto tem como objetivo elevar a quantidade de peças nacionalizadas para 60%, cuja finalidade é a redução de custos e manutenção.