Evite o desgaste precoce do carro fazendo revisões

Evitar o desgaste precoce de peças do carro – ou até mesmo prolongar a vida útil de alguns componentes – depende muitas vezes da maneira de dirigir de cada pessoa. Técnicos do Corujão, treinados na VW do Brasil dão dicas para preservar não só o bom funcionamento e a performance do veículo como o bolso do motorista, evitando consertos e trocas de peças antes dos prazos estabelecidos pelos fabricantes.

O mais importante: realize as revisões periódicas de acordo com os prazos e quilometragens estabelecidas no manual do veículo. Também siga fielmente as instruções do manual para a limpeza da carroceria, lavagem do vão do motor, abastecimento de fluidos e troca de óleo.

Mesmo com as baixas temperaturas do inverno, não é preciso acelerar o veículo para esquentar o motor, antes de sair da garagem. Seguindo este hábito, o motorista gasta combustível à toa e aquece apenas o motor, enquanto os demais componentes permanecem frios. Em dias de baixa temperatura, coloque o veículo em movimento aumentando a velocidade gradativamente, para que todo o conjunto mecânico se aqueça aos poucos.

Faça a troca de marcha dentro da rotação adequada, marcada no contagiros e indicada no manual do carro. A troca deve ser suave. Se for preciso fazer força para trocar a marcha, é preciso averiguar o problema.

Não descanse o pé no pedal da embreagem. Isso provoca desgaste precoce das peças que formam o conjunto da embreagem, principalmente do rolamento.

Conserve o motor limpo para manter a boa refrigeração deste componente, mas evite usar produtos químicos que atacam peças metálicas e plásticas. A princípio, lave o motor apenas com água e, no máximo, use detergentes neutros quando tiver enfrentado pisos com areia ou lama. Quando necessário, espere o motor esfriar para lavá-lo, evitando choque térmico.

Quando houver desgaste visível dos pneus da frente, recomenda-se a troca dos pneus de traseiros pelos dianteiros, mantendo o mesmo sentido de giro (os do lado esquerdo permanecem no lado esquerdo e os do direito permanecem no lado direito). Deste modo, os quatro pneus atingirão aproximadamente a mesma duração. No caso de certos sinais de desgaste, a troca cruzada (em X) poderá ser vantajosa. Em caso de dúvidas, consulte a assistência técnica ou o manual de instruções do carro.

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