A família aumenta, ganha novos integrantes, e com eles a necessidade de mais espaço, principalmente no porta-malas. E a alternativa, neste caso, é um modelo com carroceria sedã. Se a ideia for comprar um modelo bem equipado, mas sem gastar uma fortuna, é possível encontrar algumas versões de sedãs compactos que oferecem um bom custo benefício. Claro que há variações na oferta de itens e preço, que podem atender a diversos interesses e preferências específicos.
Toyota Etios Sedan – Preço: R$ 41.790
Motor: 1.5. Potência: 96,5 cv
Quem compra um modelo sedã certamente está interessado no tamanho do porta-malas e nesse quesito o Etios é generoso. O carro oferece uma capacidade de carga de 562 litros. Na versão intermediária XS, o modelo oferece um pacote de equipamentos de série que se destaca pelo sistema de som com entrada USB, abertura interna do porta-malas e alarmes de advertência de portas abertas e cinto de segurança. Também tem acabamento com painel de instrumentos em Black & Blue, bancos em Sport Comfort, difusores de ar com detalhes cromados, maçanetas internas em prata fosco e painel central em Total Black.
Volkswagen Voyage Highline – Preço: R$ 47.210
Motor: 1.6. Potência: 104 cv
Da marca preferida por muitos brasileiros, uma opção a ser levada em consideração é o Voyage Highline. O modelo cumpre com a oferta de itens comuns na maior parte dos modelos concorrentes, como ar condicionado, vidros elétricos, ajustes de altura e distância no volante e de altura no banco do motorista, além de chave canivete e alarme. O porta-malas tem capacidade para 480 litros. Já os faróis são duplos, com máscara negra, e são acompanhados por faróis de neblina. Para evoluir à opção Highline com câmbio automático I-Motion é preciso desembolsar R$ 2.780.
Fiat Grand Siena – Preço: R$ 42.890
Motor: 1.6. Potência: 117 cv
Em sua versão intermediária o Grand Siena já sai ganhando no desempenho do motor 1.6, que ao ser abastecido com etanol gera 117 cavalos de potência máxima. O porta-malas é generoso e tem capacidade para 520 litros. Entre os itens de série, oferece o sistema My Car Fiat, que possibilita personalizar várias funções do carro. Também vêm de fábrica alertas de limite de velocidade e manutenção programada, bancos com formato antideslizante e volante com absorção de energia (EAS). Por fora se destaca pelas rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina e minissaias laterais na cor preta. Por R$ 2.396 é possível colocar o câmbio automático Dualogic.
Hyundai HB20 – Preço: R$ 47.095
Motor: 1.6. Potência: 128 cv
Com o design moderno e atraente da linha fabricada no Brasil pela Hyundai, o HB20 S Comfort Style é um sedã com um desempenho interessante para o segmento e chega a 128 cavalos de potência máxima com etanol. As rodas são de liga leve com 14 polegadas, e o sistema de iluminação inclui faróis de neblina dianteiros. Também são de série o equipamento de som, conexão externa para entretenimento com entrada auxiliar e USB, bluetooth e volante multifuncional. O porta-malas tem 460 litros de capacidade e pode ser acionado por abertura interna. Por R$ 3.200 a mais é possível adquirir o HB20 S Comfort Style com câmbio automático.
JAC J3 Turin – Preço: R$ 37.990
Motor: 1.3. Potência: 108 cv
Direto da China, o J3 Turin pode ser uma opção a ser avaliada por quem busca preço baixo, mas bom pacote de equipamentos de série. O modelo oferece ar condicionado eletrônico, equipamento de som com leitores de CD e MP3, conexão USB e sensor de estacion,amento traseiro. Os vidros são elétricos tanto na frente quanto atrás e o porta-malas tem um tamanho razoável, com 480 litros de capacidade. Com luzes de neblina dianteiras e traseiras, o J3 Turin também vem equipado com regulagem elétrica de altura dos faróis e rodas de liga leve de 15 polegadas. Deve-se levar em conta uma importante desvantagem. O motor não é flex, funciona apenas com gasolina.
Nissan Versa SV – Preço: R$ 42.990
Motor 1.6. Potência: 111 cv
Entre os itens de série mais comuns no segmento o Nissan Versa SV é completo e se mantém na média de preço do mercado. Ao invés da direção hidráulica, conta com a elétrica. Muda também o parâmetro de segurança dos freios que, além de ABS e EBD, contam com assistência de frenagem (BAS). O modelo ainda se destaca por ter ancoragem para cadeiras infantis Isofix e oferecer, de série, rádio CD Player e MP3, com entrada auxiliar e conexão para iPod. Para dar um ar mais sofisticado ao carro, estão incluídos detalhes cromados na grade frontal, maçanetas externas e internas e no botão da alavanca do freio de mão. A capacidade de carga do porta-malas é de 460 litros.
Renault Logan – Preço: R$ 39.440
Motor: 1.6. Potência: 106 cv
O Renault Logan foi completamente renovado, mas nem por isso perdeu um dos seus principais atrativos: o preço. E mesmo com o valor abaixo dos R$ 40 mil, a versão Expression é bem equipada. Diferente de alguns concorrentes, o modelo tem equipamento de som de série, com entradas auxiliar e USB e conectividade com IPOD, além do bluetooth e comando de satélite. Também são de série os indicadores de troca de marcha e do reservatório de combustível da partida a frio. O porta-malas tem 510 litros de capacidade e por R$ 850 a mais no valor do veículo é possível equipá-lo com o Techno Pack, que acrescenta o sistema Media NAV 1.2 e sensor de estacionamento traseiro.
Peugeot 207 Sedan – Preço: R$ 37.990
Motor: 1.4. Potência: 82 cv
Ao comparar com os outros modelos do segmento, a carroceria sedã do 207 perde em espaço, com o porta-malas de 420 litros, e também em desempenho do motor, com seus 82 cv. Mas para quem prioriza o menor preço, o modelo se mostra interessante. Por menos de R$ 38 mil, a versão básica não é pelada e oferece um pacote de itens condizente com o valor, que inclui equipamentos como ar condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve 15, vidros elétricos dianteiros e traseiros, entre outros.
Chevrolet Prisma – Preço: R$ 40.490
Motor: 1.6. Potência: 106 cv
Uma variação sedã do hatch Onix, o Prisma é uma opção interessante a ser levada em conta por quem procura um modelo acessível, mas espaçoso. A capacidade de carga no porta-malas, por exemplo, é de 500 litros. Em sua versão LTZ, o carro já vem com sensor de estacionamento traseiro como item de série, além de abertura elétrica do porta-malas pelo controle da chave canivete, sistemas de luz siga-me e leve-me. O visual interno é diferenciado, com painel de instrumentos cinza escuro, painel central na tonalidade café e velocímetro digital e iluminação em LED. Infelizmente o ar condicionado não é de série na versão e está disponível no pacote de equipamentos R8M, que acrescenta R$ 2.100 ao valor do carro. Outra opção é o pacote R8N, que também inclui a central Multimídia My Link e custa R$ 3.700.