A mostra bienal brasileira já se consolidou como uma das mais importantes do gênero no mundo. O número de lançamentos expostos cresce a cada edição e nesta 28ª os estandes estão repletos deles. Uma parte chega às lojas ao fim da feira, outra desembarca por aqui em 2015, inclusive com produções nacionais. O Salão do Automóvel vai até o dia 9 de novembro, no Anhembi. Confira as principais estrelas espalhadas pelo Pavilhão do Anhembi:
Citroën C4 Picasso
A versão atualizada da minivan da Citroën é um dos destaques da marca. Previsto para chegar às lojas brasileiras até o fim deste ano, o carro será importado e não teve os preços revelados. O novo Picasso virá com um motor 1.6 turbo THP de 165 cv e torque de 24,5 kgfm. Outra novidade está no câmbio, que será automático de seis marchas. A minivan também emagreceu 140 quilos, devido ao uso de alumínio na carroceria, o que promete uma maior economia de combustível, e ganhou 5,5 cm de espaço interno.
Chevrolet Spin Activ
Com estreia no mercado em novembro, a nova versão entrará na briga do segmento das minivans aventureiras, formado por Citroën Aicross, Fiat Idea Adventure e VW CrossFox. O modelo traz estepe externo na tampa do porta-malas, faróis com máscara negra, apliques em preto no para-choques e nas caixas de roda, rack de teto e saias laterais. A suspensão está um pouco mais alta que a versão comum. O motor é o atual 1.8 8V (108 cv), associado ao câmbio manual de cinco marchas e automática, de seis.
VW T-Roc
A marca lançará no Brasil um crossover acima do Tiguan baseado na plataforma do Golf, que também será feito na fábrica de São José dos Pinhais, assim como o hatch médio. Em São Paulo, ele aparece sem sua forma conceitual, projetada livremente em cima do T-Roc protótipo revelado no começo do ano no Salão de Genebra , e que servirá de inspiração para os futuros SUVs da marca. O T-Roc possui um 2.0 TDI a diesel de quatro cilindros, de 184 cv e 38,7 kgfm de torque.
Fiat 500 Abarth
Uma das principais novidades da Fiat para o mercado local, a versão apimentada do compacto chega ao país até o fim deste ano. Produzido no México, o modelo terá um motor 1.4 turbo com admissão Multiair e dois resfriadores a ar. Com potência de 167 cv e torque de 23,5 kgfm, ante os atuais 88 cv e 12,5 kgf, o modelo vai de zero a 100 km/h em 6,9 segundos. O preço e as opções de transmissão ainda não foram reveladas. Entretanto, os modelos vendidos nos EUA, os mesmos que chegarão aqui, possuem as opções manual e automática.
Honda HR-V
O SUV compacto da Honda, previsto para chegar ao país no primeiro trimestre do próximo ano, tem como mira o reinado do EcoSport, líder do segmento. A produção ocorrerá na cidade de Sumaré (SP), sob o nome de HR-V no exterior, ele é conhecido como Vezel , e será movido por um motor 1.8 de até 140 cv, associado a um câmbio automático CVT. De acordo com a fabricante japonesa, ele virá recheado de itens de série, como freio de mão elétrico e ar-condicionado digital. A expectativa da Honda é de chegar as 50 mil unidades em um ano de vendas.
VW Cross up!
A família up! ganha mais um integrante. A versão aventureira urbana do compacto faz a sua estreia e mostra o visual comum ao segmento: rack de teto, apliques de plástico preto nos para-lamas, spoiler e detalhes nos para-choques. A suspensão foi elevada em 1,5 cm, mas o motor continua o bom 1.0 de três cilindros, de 82 cv. O carro parte de R$ 38.040 na versão com câmbio manual e sobe para R$ 40.960 com câmbio automatizado. Dentro, o pacote com itens de série é praticamente o mesmo.
Ford Mustang
A grande novidade da marca já é uma ‘velha conhecida’ desde o lançamento mundial, em dezembro passado, mas faz sua primeira aparição para o público brasileiro. A Ford trouxe duas unidades, na carroceria cupê e conversível, ambas na versão topo de linha, com motor 5.0 V8, de 441 cv e 55 kgfm. O esportivo estará nas lojas do país a partir de 2016. O novo Mustang é um produto global, a ser vendido em 120 países (Ásia e Europa estão nos primeiros lugares da fila). Nos EUA, as vendas começaram neste mês.
Peugeot 2008
O utilitário esportivo da Peugeot, que será vendido no país no próximo ano, teve também a sua produção local confirmada pela fabricante francesa. A plataforma utilizada será a mesma do hatch 208 e terá duas opções de motores: um 1.6 e outro 1.6 turbo, além de um câmbio automático de seis velocidades. O modelo, porém, não terá a opção de tração nas quatro rodas. Distante dos motoristas brasileiros, a marca apresentou também o 2008 híbrido, com um motor a gasolina e outro a ar comprimido, que opera até os 70 km/h.
Renault Oroch
Um dos modelos mais aguardados do salão deu às caras sob a forma de show car. Ou seja, traz um visual chamativo, que lembra a Amarok, e linhas e vincos acentuados que não devem virar realidade quando entrar em produção em São José dos Pinhais, no ano que vem. O conceito, porém, dá uma ideia de como ficará a futura picape baseada no Duster, que, segundo a Renault, vai inaugurar um novo segmento no mercado; o de médio-compacto. O carro terá atributos de uma picape média, no entanto, suas dimensões ficarão próximas aos de um SUV compacto.
O Jornalista viajou a convite da Anfavea