Uma das novidades do sedã grande da Ford na linha 2006 é a nova grade frontal cromada, em formato de treliça, que confere um visual esportivo ao carro. Os espelhos retrovisores vêm com iluminação embutida na parte inferior, acionada pelo controle remoto, ampliando o conforto e a segurança na hora de abrir as portas. Há cromados nas maçanetas internas e externas, nas bordas das janelas e das lanternas traseiras que, aliás, exibem divisões internas para luzes do freio, ré e pisca. Elas até lembram um pouco as do M-Benz Classe C.
Seu interior é sóbrio e de muito bom gosto, com couro, tecido e plástico que imita madeira. Tudo na medida certa. Há ainda aquele relojinho analógico de formato oval no centro do painel, que virou marca registrada da Ford. O banco do motorista conta com ajustes de distância e altura elétricos, mas o do apoio lombar é manual. O do passageiro dispõe apenas da regulagem elétrica da altura.
Durante a avaliação também sentimos falta de um espelho retrovisor eletrocrômico, de sensores de estacionamento (opcional) e do travamento automático das portas, itens comuns em carros de luxo.
Olho Clínico
Para movimentar seu luxuoso sedã, a Ford equipou o Mondeo Ghia com o motor Duratec HE 2.0 L de 16 válvulas, construído com bloco de alumínio leve, que gera 143 cv de potência e 18,9 kgfm de torque, também encontrado no Focus e no Ecosport.
E quando a agilidade se fez necessária, é preciso pisar com mais vontade no pedal do acelerador. No quesito frenagem, o sedã da Ford mostrou eficiência, transmitindo segurança ao motorista.
Sua direção é irrepreensível. Bem acertada, ela não pesa, nem é leve demais. As medições de consumo, por sua vez, mostraram que o Mondeo Ghia faz 7 e 11 quilômetros com um litro de gasolina, na cidade e na estrada, respectivamente, marcas que consideramos boas para um automóvel de seu porte. Seus concorrentes diretos são o Chevrolet Vectra, VW Passat, Honda Accord e o Peugeot 407. Para levar o Mondeo Ghia para casa é necessário desembolsar, no mínimo, R$ 110.550,00. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, comando duplo e 16 válvulas
Cilindrada: 1.999 cm3
Potência: 143 cv a 6.000 rpm
Torque: 18,9 hgfm a 4.500 rpm
Taxa de compressão: 10,1:1
Câmbio: Câmbio automático de quatro marchas
Comprimento: 4,73 m
Largura: 1,81 m
Altura: 1,43 m
Entreeixo: 2,75 m
Porta-malas: 500 litros
Peso: 1.422 kg
Suspensão: Independente tipo McPherson com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados, na dianteira; independente tipo MultiLink com barra estabilizadora, braços inferiores, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados, na traseira.
Freios: a disco nas quatro rodas com ABS
Tanque: 58,5 litros
Preço: a partir de R$ 110.550,00