A Citroën demonstra, mais uma vez, sua capacidade inovadora e apresenta uma tecnologia que garante uma condução mais tranqüila e prazerosa nos centros urbanos. O recém-criado demonstrador ?C3 City Park? integra um sistema de ajuda ao estacionamento que facilita as manobras e balizas, muitas vezes consideradas desconfortáveis pelos motoristas. Testado num compacto premium C3 1.4, permite: avaliar a distância necessária entre dois veículos estacionados; assistir ao motorista nas manobras através de uma rotação automática do volante; fornecer indicações visuais e sonoras na hora do estacionamento.

continua após a publicidade

O ?C3 City Park? é equipado com um sistema de ajuda ao estacionamento bastante evoluído. O motorista é assistido por um dispositivo semi-automático, sendo orientado por uma tela central e um dispositivo com síntese de voz. Duas funções são levadas em consideração: procura de local para estacionar com baliza – o sistema controla a distância entre os veículos já estacionados e informa ao motorista a possibilidade da manobra; assistência semi-automática à manobra – o veículo considera a posição/ movimento das rodas a partir de sua posição em relação aos marcadores eletrônicos, que delimitam a área selecionada. O sistema serve de co-piloto, dando instruções ao motorista para efetuar o resto da manobra.

Funcionamento

O motorista ativa a varredura do local de estacionamento (lado direito por padrão, esquerdo com o pisca) por intermédio de comando situado no console central. Esta operação, realizável a velocidade inferior a 25 km/h, é assegurada por três sensores de distância que permitem localizar precisamente os obstáculos adjacentes. Estes sensores são integrados aos pára-choques dianteiro e traseiro do veículo. Quando um local de dimensão suficiente é detectado, automaticamente um sinal sonoro é ativado. Neste caso, a assistência à manobra pode ser validada pelo motorista, iniciando a operação.

Totalmente liberado da ação sobre o volante, o motorista apenas avança ou recua o veículo de acordo com as instruções visuais/sonoras que recebe. A rotação automática do volante é contínua em função do deslocamento. Se o motorista desejar retomar a operação manual, o sistema pode ser desativado a qualquer momento. Para isso, basta tocar levemente no volante.

continua após a publicidade