Produzido em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR), a chegada do Logan Privilège mexeu com o segmento dos sedãs compactos. O carro da Renault produzido no Paraná tem boas armas para ?brigar? por um lugar no mercado: espaço interno, preço e três anos de garantia total, não apenas para motor e câmbio.
No Logan tudo é simples. Na dianteira, a pequena grade dupla é separada pelo emblema da Renault. O conjunto ótico, também pequeno, acompanha a linha da grade e sai um pouco pelas laterais. Nada de formas geométricas ou desenho inusitado. Simples, esse é o termo para definir as linhas do Logan. O pára-brisa é amplo, oferecendo uma boa visão para o motorista. Os faróis de neblina e a grade com aletas cromadas são de série apenas na versão Privilège, considerada ?top? de linha.
A traseira, por exemplo, lembra a do Clio sedã, porém maior e com linhas mais retas. As lanternas são triangulares e grandes e seguem da ponta da tampa do porta-malas até quase a parte inferior da tampa. No canto superior direito, a indicação Logan. No canto esquerdo, a identificação Renault. O botão de abertura do porta-malas é antigo, saltado e de apertar, não usado mais na maioria dos carros. O vidro traseiro é amplo, oferecendo boa visibilidade para o motorista.
Visto de lateral, o Logan Privilège tem linhas comuns, com o pára-lama dianteiro e traseiro saltado. Os pára-choques, frisos e maçanetas são pintados na cor da carroceria. Segundo a Renault, o Logan mede 4,25 metros de comprimento, 1,74 metros de largura, 1,52 metros de altura e 2,63 de entre-eixos. Por conta disso, o espaço interno é excelente. Falando em espaço, o porta-malas do Logan é excelente: 510 litros.
Topo de linha, o Logan Privilège, é equipado com motor 1.6 16V Hi-Flex (álcool ou gasolina) com 112 cv com álcool e 107 cv com gasolina. O torque máximo é de 15,1 mkgf com gasolina e 15,5 mkgf com álcool, ambos a 3.750 rpm.
A posição de dirigir é elevada e a ampla área envidraçada proporciona boa visibilidade para o motorista. Seu painel é simples, porém, bem acabado. Todos os instrumentos estão à mão e são de fácil visualização. Há porta-trecos em diversos pontos, inclusive dois porta-copos no console central. Ar-condicionado, vidros elétricos e CD player fazem parte da lista dos equipamentos de série do topo de linha, Privilège.
Seu desempenho é convincente, com o motor 1.6 16V oferecendo boa arrancada e boas retomadas. Seu freio oferece boa frenagem. Ágil, conta com câmbio manual de cinco marchas preciso e é bom de curvas. Contam com bom rendimento por causa da nova configuração do câmbio. Agraciado com três anos de garantia, o Logan Privilège vem agradando a seus proprietários. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, K4M Hi-Flex, 4 tempos, bicombustível, 1.6 litro, 16 válvulas
Cilindros: Em linha
Cilindrada: 1.598 cm3
Diâmetro e Curso: 79,5 x 80,5
Válvulas: 16 válvulas
Injeção eletrônica: Multiponto sequencial
Taxa de compressão: 10 : 1
Potência máxima: 107 cv a 5.750 rpm com gasolina / 112 cv a 5.750 rpm com álcool
Torque máximo: 15,1 mkgf a 3.750 rpm com gasolina / 15,5 mkgf a3.750 rpm com álcool
Transmissão: Manual de 5 velocidades
Tração: Dianteira
Suspensão: Dianteira – Tipo McPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
Traseira – Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora
Direção: hidráulica, diâmetro de giro 10,5 m
Freios: duplo circuito em "X", discos ventilados dianteiros, com 259 mm de diâmetro, e tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro
Rodas: Aço estampado (liga leve opcional)
Pneus: 185/65 R15
Porta-malas: 510 litros
Tanque: 50 litros
Desempenho: Velocidade máxima: 185 km/h a Álcool / 182 km/h a Gasolina
Acel. 0 a 100 km/h: 10,1s a Álcool / 10,3s a Gasolina