E essa disputa continua. O Picasso 2008 (que recentemente passou por mudanças de estilo) vem enfrentando o Zafira 2008 (foto ao lado), que recentemente ganhou a versão Expression. Ambos têm câmbio automático de quatro velocidades e motor 2.0 litros ?flex? que pode ser abastecido com álcool e/ou gasolina. E assim os detalhes podem influenciar na preferência dos consumidores no momento da compra.
O Picasso tem a seu favor ?design? arrojado, motor (10 cavalos) mais potente que o da Zafira, é mais alto, tem maior distância entre-eixos, e conta com melhor visibilidade e melhor acabamento. Por outro lado, a minivan GM é mais comprida, tem ar-condicionado digital, sete assentos e motor ?flex?. E seu preço sugerido é menor. Quanto ao estilo, a escolha depende de cada um. O Picasso tem formas mais arredondadas, enquanto a Zafira tem desenho conservador e muito parecido com o do Astra na parte dianteira.
Com preço sugerido de R$ 67.800,00, a Zafira Expression é opção mais em conta para o consumidor, pois tem dois ?airbags? a menos que a minivan da montadora francesa e não possui nem freios ABS com EBD de série. E estes itens não estão disponíveis como opcionais. Em compensação, o modelo traz freios a disco nas quatro rodas, além de a versatilidade do interior do modelo GM ser indiscutível. São 28 configurações possíveis e as operações de recolher e levantar os bancos são feitas com facilidade.
O Picasso é equipado com motor 2.0 litros 16V capaz de gerar 138 cv de potência a 6.000 rpm. E a Zafira com motor 2.0 l 8V Flexpower potência de 121 cv (gasolina) e 128 cv (álcool). Quanto ao desempenho, as duas minivans se equiparam, com leve vantagem para a de origem francesa. Mas isto, bem como a economia de combustível, depende da maneira de dirigir de cada um e, portanto, não se discute. Melhor mesmo é procurar revendas das marcas e agendar um ?test-drive? antes de comprar. (BN)
Ficha técnica
MOTOR
Dianteiro, transversal, 2.0 litros Flexpower SOHC, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, bicombustível
Potência: 121 cv (gasolina) e 128 cv (álcool), ambos a 5.200 rpm
Torque: 18,318 kgfm a 2.600 rpm (gasolina) e 19,6 18 kgfm a 2.400 rpm (álcool)
Cilindrada: 1.998 cm3
Transmissão
Automático de quatro velocidades
Suspensões
Independente, tipo McPherson, com subframe, molas helicoidais, amortecedores pressurizados, braço de controle inferior e barra estabilizadora na dianteira, e tipo eixo rígido, molas tipo barril, amortecedores pressurizados, braço de controle integrado na traseira
Freios
A disco ventilado na frente, e a disco sólido atrás
CAPACIDADES
Porta-malas: 150 / 1.700 litros
Tanque: 58 litros
Dimensões
Comprimento: 4,33
Largura : 1,99
Altura : 1,68 (com bagageiro de teto)
Entre-eixo : 2,70
Peso : 1.405kg
Valor
A partir de R$ 67.800,00
Picasso
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, gasolina
Potência: 138 cv a 6.000 rpm
Torque: 20 kgfm a 4.100 rpm
Cilindrada: 1.998 cm3
Transmissão
Automático de quatro marchas com modo seqüencial
Suspensões
Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora na dianteira, e eixo com braços longitudinais, independentes, com barra de torção transversal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na traseira
Treios
A disco ventilado com sistemas ABS e EBD na frente, e a tambor atrás
CAPACIDADES
Porta-malas: 550 / 1.969 litros
Tanque: 55 litros
Dimensões
Comprimento: 4,27 m
Largura : 1,75 m
Altura : 1,66 m
Entre-eixo : 2,76 m
Peso : 1.326 kg
Valor
A partir de R$ 68.180,00