Equipe Renault Team lança seu carro para 2006

ja775.jpgA Renault F1 Team apresentou no último dia 31 de janeiro sua campanha para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2006. Atual detentora dos dois títulos colocados em jogo no ano passado de pilotos e de construtores , a equipe francesa entrará na nova temporada com condições de defender sua posição de melhor escuderia da principal categoria do mundo. Uma mostra disso é o fato de sua preparação ter se iniciado com grande antecipação: por exemplo, o motor V8, grande novidade do novo regulamento, começou a ser projetado e construído ainda em setembro de 2004. Veja, abaixo, o que os principais integrantes da equipe esperam do torneio que se inicia dia 12 de março, no Bahrein.Diante da imprensa mundial e de convidados VIP em Montecarlo, a Renault F1 Team lançou hoje sua campanha para o Campeonato de 2006 com um claro objetivo: defender os títulos mundiais conquistados em 2005 de forma bastante competitiva. Para 2006, a Renault F1 Team se adaptou à mudanças significativas no regulamento técnico. As equipes agora devem utilizar motores V8 de 2,4 litros (ao invés dos V10 de 3,0 litros de 2005) que foram introduzidos na categoria para reduzir o desempenho, diminuindo a potência inicialmente em aproximadamente 20%. Estas regras foram forjadas a fim de reduzir o potencial de desenvolvimento a médio e longo prazo, reduzindo assim os custos. A mudança obrigou a equipe Renault a projetar e desenvolver um motor completamente novo, o RS26, em sua fábrica de Viry-Châtillon. Desde o início, em setembro de 2004, o projeto teve como líder Leon Taillieu, sob a coordenação do diretor-técnico de motores Rob White. O pacote técnico que foi desenvolvido em função deste novo motor V8 é o chassi R26. Trabalho da equipe liderada pelo projetista-chefe Tim Densham, sob coordenação do diretor-técnico de chassi Bob Bell, o carro representa uma evolução agressiva do projeto campeão mundial de 2005.

ja771.jpgApesar de o regulamento aerodinâmico ter permanecido estável, a equipe projetou um pacote totalmente inédito para otimizar o desempenho do chassi. O R26 competiu pela primeira vez em Jerez, na Espanha, no dia 10 de janeiro e, desde então, completou mais de 2.700 quilômetros nas mãos dos dois pilotos oficiais. As indicações iniciais em termos de desempenho e confiabilidade foram encorajadoras. O campeão mundial Fernando Alonso iniciará o ano como o piloto a ser batido na Fórmula 1. Após tornar-se o mais jovem campeão da história, ele irá defender seu título com a mesma mistura de agressividade e precisão que marcou sua pilotagem em 2005. Apesar de a próxima temporada ser sua última com a Renault F1 Team, o espanhol entra no torneio totalmente concentrado no desafio que tem pela frente. Para Giancarlo Fisichella, 2006 será o ano de sua afirmação. Depois de terminar no quinto lugar no campeonato do ano passado, e se ter tido um papel-chave na conquista do título mundial para a Renault, o italiano deseja brigar por várias vitórias e também lutar pelo título. A peça final no quebra-cabeças vem na forma de um portfólio de investimentos inalterado da parte dos parceiros e fornecedores oficiais da equipe. Em 2005, a Renault F1 Team ofereceu o melhor custo-benefício do grid da Fórmula 1, conquistando um retorno lucrativo para o investimentos de empresas parceiras. É um ponto que o diretor-administrativo Flavio Briatore frisa com orgulho.

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