Pilotos de todo o Brasil já confirmaram a participação na 20.ª edição das “500 Milhas de Londrina”, tradicional prova do automobilismo paranaense, que será realizada no Autódromo Ayrton Senna de 8 a 10 de dezembro de 2011. A organização está confiante que vai superar a marca de 43 carros na corrida, que será disputada em 800 km, ou 263 voltas, em pouco menos de seis horas, no traçado de 3.055 metros. A largada está prevista para as 16 do sábado (10/12) e a chegada para as 22 horas. A prova, que faz parte das festividades dos 77 anos da cidade de Londrina, será válida também pela última etapa do Campeonato Paranaense de Endurance e da Copa das Confederações, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
Serão disputadas as categorias: Grupo I Geral: Força Livre; Grupo II: Protótipos Nacionais até 2.000cc e 620 kg; Grupo III: Força Livre Light acima de 2.001cc e 1.000 kg; Grupo IV: Fórmula Spyder (Totti); Grupo V: Marcas 1.6; e Grupo F: Marcas Light e Speed 1.600. Os treinos livres começam na quinta-feira (8/12), e os treinos classificatórios acontecem na sexta-feira (9/12), na competição que fecha as atividades do calendário automobilístico paranaense de 2011.
Entre as equipes de Gran Turismo nacionais, o governador Beto Richa tem presença garantida no grid das “500 Milhas de Londrina 2011”, pilotando uma Maserati (GT3), em parceria com o piloto paranaense Caco Almeida e o paulista Eduardo Mehry Neto. A equipe do paulista Lucas Molo vai participar com uma Ferrari F430 (GT3/GT2) com 580 HP de potência, que vai dividir a jornada com quase seis horas de duração com Anderson Lima.
A dupla curitibana Jair Bana e Duda Bana (pai e filho), vencedores da prova no ano passado, vão disputar as “500 Milhas de Londrina 2011” com seu tradicional protótipo Predador, que é preparado pela Equipe Billy Motorsport. Ele é equipado com motor Ford Duratec 16V de Fórmula-3, com 240 cv de potência, câmbio seqüencial Hewland e pneus Pirelli de F-3, no Grupo I e Grupo II, a dupla é forte candidata à pole position e à vitória em sua categoria, com o apoio da Pirelli e Bana Pneus. Outra equipe que deve fazer bonito em Londrina é o trio Luiz Ernesto Bley Jr/Beto Baú/Giovani Cilia (Norpave/MKI), correndo no Grupo III, com um Aldee preparado pela Finardi Competições.
Divulgação |
---|
Bley Jr, Beto Baú e Giovani Cilia. |
Divulagação |
---|
Ramos e Tumiate venceram em 2008. |
A cidade de Londrina estará representada, por enquanto, por dez carros com equipes em condições de vitória na Geral e em seus Grupos. A dupla José Hoffig Ramos/Maicon Tumiate (Paranamotor), que venceu em 2008, na Geral e Grupo II, com o Protótipo MCR é uma das candidatas à vitória em sua categoria. Márcio Lima, César Bonilha e Ciro Mereira venceram em 2004 e 2007, mas este ano correm em equipes diferentes,. O trio Márcio Lima/Beto Borghesi/César Bonilha corre com um Protótipo MCR e também figuram entre os favoritos do Grupo II. Com Protótipos Spyder estão as equipes de: Mario Marcondes/Claudio Lonni; Leo Yoshii/Richard Campos; Gualter Jr/Odoni Ranochi; Ulisses Silva/Fabio Peres/Edicesar Lima; Carlos Eduardo Silva/Evandri Miyazaki e Osvaldo Ferreira/Aloysio Moreira. Pilotando um Gol 2.0, a dupla Márcio Yamagawa/Artur DelVechio quer repetir a vitória em sua categoria este ano e Adriano Botelho/Rico Mendes, competindo com um Gol, também querem fazer bonito nas “500 Milhas de Londrina 2011”.
Dibe Grelak |
---|
Marcos Ramos e José Cordova. |
Entre outros representantes do Paraná, a equipe Curitibana WCR/Le Lac vais participar da prova com dois carros, um Peugeot 207 2.0, Protótipo de Endurance, no Grupo III, com os pilotos José Cordova e Marcos Ramos, e, o Aldee 2.0 também no Grupo III, com os pilotos Marcelo Karan e Francisco Fiorese,que vão em busca da vitória na categoriadas “500 Milhas de Londrina 20011”. Os patrocinadores da equipe são: Grupo Le Lac, Total Lubrificantes, Nagazaua Tintas, Biroska, Café Trentino, Autoplast Motores e Designs Comunicação Visual. A dupla paranaense Algacir Sermann/Beto Cazuni (Poliservice/Biotrat), da equipe Sermann Racing Sport, quer entrar para a história das “500 Milhas de Londrina”, com a terceira vitória no Grupo III, pilotando o Gol 2.0, n.º 30, que tem preparação técnica do experiente Beto Cazuni, piloto e preparador de renome nacional. Um segundo carro da equipe Sermann Racing Sport será o Gol 1.6, no Grupo V, comandado pelos pilotos paranaenses Rodrigo Tassi, Alessandro Marchini e o paulista Cláudio Gontijo, com o apoio da Tassifer e Control Fleet, é um trio jovem e forte candidato a levar o título das “500 Milhas de Londrina 2011″, em sua categoria.
Divulgação |
---|
Karan e Fiorese. |
Divulgação |
---|
Ademir Pardo e Diego Pardo. |
Outra equipe de ponta no Grupo III, será a da dupla curitibana Ademir/Diego Pardo (Semage – Manutenção Industrial/Godino – Arquitetura e Engenharia/Construtora SKY/MK Turismo), correndo com o Aldee Coupe n.º 40, que é tricampeão do Grupo IV, nas “500 Milhas de Londrina”, que vai para a prova querendo ampliar a série vitoriosa. O catarinense Leomar Fendrich Jr (Horus Taxi Aéreo/Brasil Sul Segurança/Dumold) vai participar da prova junto com a Equipe Billy Motorsport, com carro e companheiros de equipe a serem definidos até o fim desta semana.
No Grupo III, onde a disputa certamente será mais acirrada este ano, mais representantes de Curitiba estarão na pista. Geovane Ciesielski, Edson Cita (Tesoura) e Eduardo Paveski, vão para a prova com o Gol 2.0, n.º 10, preparado pela Scuderia Racing e motor desenvolvido pela Diprima Cabeçotes, que já venceram as “500 Milhas de Londrina” em 2009, no Grupo V. O apoio da equipe é das empresas Consórcio Servopa, Vecodil Caminhões, Diprima Cabeçotes, JK Pneus e Trans Happy. A lista de pré-inscrição dos organizadores já está com 40 reservas de Box e número, com previsão de recorde de participantes para as 20.ª edição das “500 Milhas de Londrina 2011”.
Divulgação |
---|
Algacir Sermann e Beto Cazuni buscam nova vitória no Grupo III. |