O maior encontro de automóveis da marca Miura, fabricados no Brasil/Rio Grande do Sul nas décadas de 1970/80 acaba de ser realizado na cidade catarinense de Imbituba, nos dias 28 e 29 de novembro, em sua terceira edição.

continua após a publicidade

O III Encontro Nacional de Miuras reuniu cerca de 27 veículos de variados modelos oriundos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, numa confraternização geral marcada por vários eventos entre proprietários e seus familiares, com um objetivo comum: preservar os automóveis e dar continuidade à história desses veículos fora de série, cuja fabricação delineou uma época áurea da indústria automobilística nacional.

E em direção àquela cidade, de 40.000 habitantes, próxima à capital Florianópolis, banhada pelo mar e com bonitas praias, se deslocou grupo de antigomobilistas curitibanos composto e organizado por Vandir de Souza (Vando) com um Miura modelo X8, Antonio Sotto Maior – Miura Spyder conversível, Henrique Gyl Hackenberger – Miura Targa, Douglas – Miura Targa, Gilberto – Miura Targa, Helio Ricardo Sakuragui – Miura X8 e Willian – Karman Ghia personalizado.

Os participantes foram recepcionados pelos organizadores do evento na Praia da Vila, destacando-se entre os veículos um raro Miura X8 Targa e um X11 do qual foram fabricados poucos exemplares.

continua após a publicidade

Na beira da praia a Prefeitura Municipal de Imbituba, apoiando a iniciativa, ofereceu uma churrascada acompanhada de apresentações artísticas, oportunidade em que Ary Barreiros foi eleito o primeiro presidente do Miura Clube de Santa Catarina, instituição que presidirá juntamente com os antigomobilistas Paulo Marcadella e Paulo Siqueira.

O evento alcançou maior destaque ainda em função das presenças do engenheiro Luiz Medeiros, o qual trabalhou na fábrica do Miura na década de 80 e que foi responsável por grande parte do sistema eletrônico instalado no veículo e de Adalcir Brubacher, outro funcionário da extinta fábrica e filho de Mariano Brubacher, este o então Chefe Geral do setor de mecânica da mesma.

continua após a publicidade

De nossa parte, podemos dizer, além de parabenizar os responsáveis pelo evento, que, ainda bem que os aficcionados estão “se acordando” com relação à importância da preservação da história da indústria automobilística nacional, a fim de que as futuras gerações dela tomem conhecimento, não apenas por fotografias e coisas do gênero, mas, ao vivo. Para concluir, Vandir de Souza adianta que, é possível que o próximo encontro nacional de Miuras seja realizado em Curitiba. Tomara que aconteça!