Em outubro do ano passado a Ford do Brasil reuniu jornalistas automotivos em Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco), para apresentar a versão 2008 de seu utilitário EcoSport, que passou por sua primeira reestilização no Brasil, desde que foi lançado em abril de 2004.
A versão 2008 do utilitário montado em Camaçari (BA) tem como principal atrativo os faróis alongados. O jipinho da Ford continua cativando seus consumidores. Olhando de lado, o modelo praticamente nada mudou. Na dianteira, a grade do radiador passou a contar com design em ?H? e os faróis de neblina (disponíveis a partir do acabamento XLS) estão posicionados nas extremidades do pára-choque, que conta com novas entradas de ar.
Suas lanternas traseiras ganharam formas mais salientes e o pára-choque conta com novas linhas. A montadora mudou o estilo da calota (versão XL) e das rodas de aço e de liga leve. Outro destaque do ?jipinho? da Ford são os novos pneus 205/65 que equipam as versões XLT, FreeStyle e 4WD. Internamente, novos detalhes.
Mudança mais significativa no painel de instrumentos deixou os grafismos parecidos com os utilizados na linha Focus. E os mostradores do combustível e de temperatura passaram a ser analógicos, deixando de ser digitais. Outra alteração foi na alavanca de câmbio, que passou a ter novo formato e cores diferenciadas.
Seus bancos dianteiros ganharam novo formato. Os revestimentos das laterais das portas e dos bancos também são novos e se diferenciam de acordo com a versão de acabamento. Disponível em duas opções de câmbio e de motor, a Ford também manteve suas versões de acabamento XL, XLS, XLT, FreeStyle e 4WD (tração nas quatro rodas).
Atendendo a reclamações de proprietários de EcoSport em relação ao consumo de combustível e a demora nas retomadas no modelo equipado com o motor 1.6 l Flex, a Ford mexeu no escalonamento das marchas do câmbio manual. Segundo a montadora, as modificações reduziram o consumo em 3%, aliado ao aumento do tanque de combustível – que passou de 45 para 54 litros – deu à linha 2008 melhor autonomia.
Durante a avaliação do Jornal do Automóvel, por cerca de 120 km entre a Praia de Suape e o centro histórico de Olinda, o modelo 1.6 Flex (105/111 cv) comportou-se bem. O jipinho ficou mais silencioso em função das novas forrações no painel, nas caixas de rodas e no porta-malas. Mas seu desempenho não mudou muito em comparação ao modelo 2007. Essa foi a primeira impressão que tivemos do EcoSport 2008 quando de sua apresentação. Mas futuramente realizaremos avaliação mais detalhada. Comenta-se que este o jipinho da Ford ganhará o motor 2.0 Flex. Enfim, o EcoSport 2008 agrada consumidores e é um sucesso de vendas. (BN)
Ficha técnica
Motor
1.6 l SOHC Rocam, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, bicombustível
Duratec 2.0 l, dianteiro, transversal, 4 cilindros, comando duplo, 16 válvulas, gasolina.
Cilindrada
1.596 cm3 ? 1.999 cm3
Potência
105 cv (G) e 111 cv (A) a 5.250 rpm
143 a 6.000
Torque (kgfm)
14,7 (G) e 15,6 (A) a 4.250 rpm
19,1 a 4.250
Câmbio
Manual, de cinco marchas ou automático, de quatro velocidades
Suspensão
Dianteira: McPherson, independente, com braços inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar.
Molas helicoidais com compressor de carga lateral e amortecedores pressurizados com "stopper" hidráulico. Barra estabilizadora de 18 mm independente, com buchas antideslizantes. Traseira: Independente, tipo Multilink, com braços de controle e arrasto, molas helicoidais posicionadas sob assoalho, amortecedores pressurizados, barra estabilizadora e subestrutura para sustentar o diferencial traseiro
Freios
Dianteiros a disco e traseiros a tambor com regulagem automática
Dianteiro a disco e traseiro a tambor, com sistema antitravamento ABS
Preço
A partir de R$ 46.070,00