Jipinho charmoso que tem agradado a motoristas (homens e mulheres) de todas as faixas etárias. Assim é o EcoSport, o utilitário esportivo da Ford que acelerou as vendas da montadora no País desde 2003, data de sua fabricação na planta de Camaçari, na Bahia.
O veículo é bom tanto dentro como fora de estrada, mesmo na versão 4×2. Recentemente a montadora lançou no mercado mais uma versão do jipinho. O EcoSport Freestyle, que segue a mesma linha da versão XLS, mas com destaque para montagem da bancada, que ganhou mais estilo. O charme e o prazer de dirigi-lo continuam o mesmo.
A Ford oferece o EcoSport Freestyle com uma série de acessórios que o deixam com aspecto mais esportivo. A dianteira ganhou um quebra-mato, que a Ford prefere chamar de protetor de pára-choque. Com este detalhe, o jipe ficou com visual diferente do restante da linha, mais robusto. A frente ficou mais agressiva, porém requintada.
Por fora, a versão testada é quase idêntica aos modelos XL e XLS. Faróis arredondados e logo abaixo no saiote ficam situados os faróis de neblina. O pneu sobressalente é revestido com a capa personalizada onde se lê FreeStyle. Há diferença nos pára-choques.
No interior, o jipe da Ford se diferencia do restante da linha pela presença de revestimento com tecido diferenciado nos assentos. No banco dianteiro, a Ford introduziu logotipos "FreeStyle".
Entre os itens de série do modelo estão: sistema de som com toca CDs, ar-condicionado, trio elétrico, luz interna com temporizador, ajuste de direção, direção hidráulica, bancos traseiros dobráveis, vidros e travas elétricas, entre outros.
Há ainda rodas de liga leve de 15 polegadas, montadas em pneus para uso misto, os mesmos disponíveis na versão 4WD do EcoSport. As rodas ligas-leves, aro 15, deram mais presença ao FreeStyle e não são disponibilizadas nas versões anteriores. No XLS, as rodas são de alumínio, enquanto na versão XL são de ferro revestidas por calota.
O veículo conta também com adesivos "Freestyle" nas laterais e diversos detalhes pintados no tom cinza "London Gray", que contrastam com o restante do carro. A montadora norte-americana oferece o EcoSport Freestyle apenas em duas cores, preto Ebony e azul Ilhéus. Não é à toa que podemos avistar um grande número de mulheres dirigindo nos centros urbanos um EcoSport. (BN)
OLHO CLÍNICO
O EcoSport é o comercial leve mais vendido do Brasil e o maior sucesso da atual linha Ford. E a versão especial Freestyle foi lançada para atender o segmento dos jovens. Dirigir um EcoSport pode lhe dar uma sensação de liberdade, principalmente em estradas longas e bem asfaltadas. O motor bicombustível do jipinho chegou ao mercado sete meses depois do lançamento do Fiesta Flex.
Baseado na versão 1.6 XLS do jipe, com motor bicombustível, o EcoSport Freestyle é agradável de dirigir. Praticamente não se ouve o barulho do motor funcionando, mesmo em alta rotação. O motor bicombustível do EcoSport Freestyle é o conhecido Rocam 1.6, com comando de válvula roletado. O propulsor gera 105 cavalos com gasolina e 111 cv com álcool. O torque, que era de 14,2 kgfm, subiu para 14,7 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (álcool), ambos a 4.250 rpm.
O carro tem autonomia de 350 quilômetros com ar-condicionado ligado, tanque cheio (45 litros) e numa marcha compreendida entre 90 a 110 quilômetros. A média é excelente para veículos da mesma categoria. Fora da estrada, o EcoSport Freestyle anda bem. Basta só baixar a calibragem dos pneus para 18 a 15 libras que ele enfrenta poças d’água, lama ou a areia da praia, sem problemas. Mas vale lembrar que a versão 4×2 é voltada para perímetros urbanos.
O conforto do jipinho é outro detalhe que pode lhe surpreender. No Freestyle, os estofados combinam com a cor do veículo (o testado era azul), são macios a agradáveis. Até lhe dá a sensação de estar dirigindo uma camioneta.
São detalhes que a montadora soube diferenciar e tem atraído muitos clientes. A confiabilidade ao dirigi-lo tem sido fundamental no momento da escolha do próximo carro.
Com a robustez de um utilitário 4×4, o jipinho da Ford tem a elegância dos médios sedãs. Esses detalhes também conquistaram as mulheres, revertendo a imagem daquelas que acreditavam que picapes utilitárias, mesmo esportivas, são voltadas para homens. Elas têm descoberto na família EcoSport a maneira de fugir desse rótulo.
Um carro macio, confortável e prazeroso de dirigir. Assim é o Freestyle. Seu bagageiro com capacidade para 450 litros é suficiente para garantir espaço para malas e utensílios nas famílias de até cinco pessoas. A série especial Freestyle do EcoSport, poderá se tornar definitiva, segundo a Ford, caso seja bem aceita pelo público. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, transversal, alimentação por injeção eletrônica multiponto, comando de válvula tubular acionado por corrente (Silent Chain).
Cilindrada: 1.596 cm3
Potência: 105 cv (gasolina) e 111 cv (álcool) a 5.250 rpm
Torque: 14,7 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (álcool) a 4.250 rpm
Taxa de compressão: 12,3:1
Câmbio: manual, de cinco marchas
Comprimento: 4,23 m
Largura: 1,73 m
Altura: 1,62 m
Entreeixo: 2,49 m
Porta-malas: 296 a 712 LITROS
Peso: 1.200 kg
Tanque: 45 litros