EcoSport automático, uma versão desejada

eco1301106.jpgDesde seu lançamento, em 2003, o EcoSport se tornou um sucesso e construiu a imagem de veículo diferenciado.

A versão automática que deverá chegar às revendas em dezembro, amplia as possibilidades de escolha do consumidor. Com ela, o EcoSport passa a oferecer 18 modelos de configurações e preços para atender a diferentes faixas do mercado. É a linha mais completa de utilitários esportivos do mercado. Ela traduz a inovação que os clientes associam e esperam do produto.

eco2301106.jpgQuem gosta de transmissão automática poderá em breve usufruir desse conforto sem abrir mão da esportividade e sensação de liberdade oferecida pelo EcoSport. Ele representa uma escolha diferenciada dentro do segmento de automáticos, tradicionalmente dominado pelos sedãs.

Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e mostrado recentemente no Salão do Automóvel de Curitiba, o EcoSport automático agradou o público, embora o "design" seja o mesmo da versão vendida atualmente. Mas isso não é problema para o modelo que tem um bonito desenho e faz o maior sucesso entre os consumidores. A versão de entrada XLS chega com o pára-choque em preto. E a topo de linha, XLT, tem o pára-choque, as molduras e espelhos retrovisores pintados na cor do carro e rodas de liga leve de 15 polegadas. O estepe continua preso à porta traseira, na parte externa do carro.

eco3301106.jpgNo interior, apenas uma alteração. Depois de ouvir os compradores de EcoSport, a Ford decidiu mudar o console central. A parte de trás tinha deficiência no porta-latas que era muito baixo. Agora, está mais profundo e cabem até duas garrafas "pet" de 1,5 litro. Tem, ainda, porta-objetos, porta-moedas, pote multiuso destacável com tampa, suporte para copos, latas, tomada de 12 volts e vidros/travas e espelhos elétricos. Ambas as versões vêm com ar-condicionado, direção hidráulica, "air bag duplo", freios ABS.

eco4301106.jpgA versão "top" XLT traz, ainda, CD player com MP3, console de teto, banco do motorista com ajuste lombar, alarme volumétrico, pára-choques/molduras e espelhos pintados na cor da carroceria, rodas de liga leve, volante revestido em couro, cinzeiro, acendedor de cigarros e iluminação no espelho de cortesia do passageiro. Um bom pacote de equipamentos. O banco de couro é opcional e custa R$ 2.590,00 a mais.

Para completar, toda a linha EcoSport recebeu um novo tanque de combustível, aumentando a capacidade para 54 litros (exceto o 4WD, que tinha tanque para 50 litros), o que lhe dá mais autonomia de rodagem. (BN)

OLHO CLÍNICO

O motorista que prefere um carro equipado com transmissão automática no lugar da manual, certamente vai se surpreender e adorar o câmbio automático que a engenharia da Ford desenvolveu para o EcoSport 2.0. Isto porque as trocas das marchas são suaves e imperceptíveis. E em trechos de serra se comportou com desenvoltura.

eco5301106.jpgA nova transmissão automática FN, consagrada na Europa e Estados Unidos, oferece um ótimo escalonamento do câmbio que conta com trocas rápidas e bem suaves. O motorista mal percebe a troca das marchas. Durante a avaliação realizada num trecho de 80 quilômetros, deu para sentir as respostas prontas ao toque no acelerador, a transferência macia de marchas.

eco6301106.jpgHá um detalhe bem interessante nesse novo sistema de transmissão automática do EcoSport.

A engenharia desenvolveu a função "over drive", onde o motorista aciona um botão na alavanca do câmbio e pode travar em terceira marcha, por exemplo. Ou se for uma subida bem íngreme, pode travar em primeira marcha.

eco7301106.jpgOutro ponto positivo: o nível de ruído interno foi melhorado. O ronco do motor é limpo, sem freqüências que perturbam o motorista e passageiros.

Para que o motor Duratec 2.0 que equipa o EscoSport Automatic trabalhasse em perfeita sintonia com a nova transmissão automática, a engenharia da Ford trabalhou duro. Desenvolveu um novo sistema de gerenciamento eletrônico integrado com tecnologia "Black Oak da Visteon". Suas inovações incluem ainda o controle de ignição feito com bobinas individuais sobre as velas e sistema de combustível sem retorno, com bomba eletrônica de vazão variável.

Desenvolveram, ainda, um novo sistema de freios. Os discos e "cálipers" foram redimensionados, passando de 258 mm para 278 mm.

A suspensão também mereceu uma atenção especial dos engenheiros: ganhou uma nova calibração das molas dianteiras e nas curvas de atuação dos amortecedores.

eco8301106.jpgO EcoSport Automatic vai fazer sucesso, até porque as concessionárias da marca estarão vendendo a partir de 15 de dezembro essa nova versão pelo mesmo preço da manual, ou seja, R$ 60.860,00 (XLS) e R$ 64.480,00 (top XLT). Essa é a grande jogada da Ford, porque geralmente o modelo encarece até R$ 4.000,00 por conta do desenvolvimento, tecnologia e alterações da transmissão manual.

E neste caso foi diferente. (BN)


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