Com a dianteira redesenhada e uma série de melhoramentos internos, o EcoSport 2011, um ícone da classe média brasileira chega as concessionárias da marca.
E com uma novidade: a postura agressiva da Ford, reduzindo sua margem de lucro no jipinho e baixando consideravelmente seu preço, além de oferecer 3 anos de garantia. Com isso, quem sai ganhando é o consumidor.
O EcoSport caiu imediatamente no agrado daqueles que almejavam possuir um utilitário esportivo sem ter dinheiro para comprar os modelos importados que estavam aportando por aqui.
Apesar de sempre comercializado com o rótulo de utilitário esportivo, o EcoSport sempre foi um carro urbano. Com uma boa altura livre, o jipinho da Ford se sai bem em estradas de terra e pode passar por algumas valetas, cocurutos de médio porte e pequenos lamaçais.
É bom lembrar, que andar em estrada de terra não é fazer “off road”. Mas isto não importa.
O EcoSport faz sucesso por sua aparência jovial e, principalmente junto as mulheres, pela posição elevada do motorista, que transmite sensação de segurança na paisagem urbana.
Destaque da nova frente é a marca EcoSport sobre a grade. O pára-choque grandalhão e os grandes faróis, em cromo escurecido (novidade, melhor que a “máscara negra”), deixaram o jipinho com ar mais agressivo.
Vamos ver se o público vai gostar. Por dentro, o pequeno utilitário também melhorou. O acabamento continua bom e o painel melhorou muito em visibilidade.
O carro ficou mais silencioso e, para sua altura, tem boa dirigibilidade, embora não estimule ninguém a pisar fundo nas curvas.
Na versão avaliada (FreeStyle), a direção é leve, mas falta comunicação com o motorista. Nos modelos equipados com câmbio manual, para pessoas altas falta espaço para acomodar a perna esquerda quando se está na estrada e a troca de marchas é menos freqüente.
Com ar-condicionado ligado e a quarta marcha engatada, o motor 1.6 do jipinho sofre para fazer ultrapassagens. Foi preciso recorrer à terceira para completar a manobra. Mas nada que assuste.
A Ford continua oferecendo o EcoSport em três versões, a básica e bem sucedida FreeStyle, com motor 1.6 e câmbio manual, com preço sugerido reduzido em R$ 1.490,00 e agora custa R$ 57.190,00.
A XLT, com a importante adição do “airbag” duplo na dianteira, passou a R$ 58.190,00 e, com freios ABS, custa R$ 60.190,00 – menos que os R$ 60.410,00 da versão anterior sem este componente.
As versões 2.0 também tiveram descontos substanciais. O FreeStyle com motor dois litros caiu para R$ 59.480,00 e o XLT automático está por R$ 60.910. O EcoSport 2011 vai agradar o consumidor pelo estilo e preço competitivo que tem. E quem ganha é o consumidor. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, comando simples (SOHC), injeção eletrônica, Flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 101 cv (G) e 106 cv (A),
ambos a 5.500 rpm
Torque: 14,5 (G) e 15,3 (A),
ambos a 4.250 rpm
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Compr.: 4,24 m
Largura: 1,97 m
Altura: 1,62 m
Entre-eixo: 2,49 m
Porta-mala: 320 litros
Suspensão: Independente do tipo McPherson, com braços triangulares inferiores, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na dianteira, e semi-independente com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na traseira.
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e tambores atrás.
Tanque (l): 54 litros
Aceleração: de zero a 100 km/h 13,4(s) (A)
Velocidade: 165 km/h (A)
Preço sugerido: R$ 57.190,00