EcoSport 1.6 Flex: sucesso da Ford

ja811.jpgO EcoSport 1.6 Flex, equipado com motor bicombustível, está à venda nas concessionárias da marca em Curitiba, desde meados de maio. O motor 1.6 é o mesmo do Fiesta e rende 105 cavalos com 100% de gasolina e 111 cv com o tanque de combustível abastecido apenas com álcool, o que representa fôlego extra para o jipinho da Ford, uma vez que a agora extinta versão a gasolina tem 98 cavalos.

A potência extra – 16 cavalos a mais com álcool – caiu bem no EcoSport, que passou a mostrar respostas mais ágeis aos comandos do acelerador. O EcoSport é o comercial leve mais vendido do Brasil e o maior sucesso da atual linha Ford. O motor bicombustível do jipinho chegou ao mercado sete meses depois do lançamento do Fiesta Flex.

ja812.jpgCom o lançamento do EcoSport Flex, o objetivo da marca é manter a liderança no segmento dos utilitários esportivos compactos. Avaliamos o EcoSport Flex em trecho rodoviário e pudemos perceber que o motor bicombustível deixou o pequeno utilitário esportivo mais esperto.

O motor bicombustível do EcoSport é o já conhecido Rocam 1.6, com comando de válvula roletado. O propulsor gera 105 cavalos com gasolina e 111 cv com álcool. O torque, que era de 14,2 kgfm, subiu para 14,7 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (álcool), ambos a 4.250 rpm. A taxa de compressão também aumentou: no modelo equipado com propulsor a gasolina, era de 9,5:1; agora, com a introdução do bicombustível, é de 12,3:1. Para adaptar o propulsor Flex ao EcoSport, a Ford realizou 800 mil quilômetros de testes em seu Campo de Provas de Tatuí (SP) e em estradas do Brasil e outros países da América Latina.

ja813.jpgEntre os novos atributos da motorização, destacam-se os pistões em formato de gomo (que aperfeiçoa a combustão), e o mapeamento do sistema de ignição, que permite a cada um dos quatro cilindros trabalhar com máximo avanço, proporcionando melhor desempenho. Há ainda a válvula termostática eletrônica, patenteada pela Ford, que garante temperatura ideal de trabalho para cada combustível e bom rendimento mecânico com curva de torque a plena carga. A liga de alumínio com ausência de chumbo e as válvulas de admissão com blindagem refratária também merecem destaque.

Além disso, o cabeçote é de alumínio-silício e o escapamento, de aço inoxidável, material resistente à água e ao ambiente de combustão do álcool. A Ford aproveitou a introdução do motor bicombustível para efetuar alguns ajustes no EcoSport. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja832.jpgO EcoSport 1.6 ganhou nova admissão de ar, posicionada na dianteira, melhoria do isolamento da caixa do ar-condicionado e novos suportes de fixação da tampa do bagageiro do porta-malas. Isso garantiu boa melhora no nível de ruído, comprovado durante a avaliação.

Com o tanque cheio de álcool, ficou evidente que o combustível etílico aumentou o prazer de dirigir o utilitário esportivo compacto da Ford. Segundo a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,1 segundos, 1,3 segundo mais rápida do que a extinta versão a gasolina. Quando abastecido com gasolina, a diferença é menor: o compacto utilitário precisa de 13,6 segundos para atingir 100 km/h, partindo da imobilidade. No EcoSport Flex avaliado, a retomada de 50 km/h a 100 km/h – em quarta marcha – é feita em 15,6 segundos, quase 2 segundos a menos do que no modelo 1.6 que aceita apenas gasolina.

A potência extra, aliada ao fato de que 90% do torque máximo é alcançado a 1.500 rpm, além de melhorar a aceleração e as retomadas, aprimorou também o conforto do modelo. Isso porque o motorista faz agora menos trocas de marchas, o que não deixa de ser uma vantagem principalmente para aqueles que enfrentam o trânsito das grandes cidades. Na estrada, o EcoSport Flex mostrou mais fôlego e provou que está mais esperto nas ultrapassagens.

Outro destaque do compacto utilitário da Ford é a acústica, que melhorou bastante na comparação com o 1.6 a gasolina. Os ajustes incorporados tiveram efeito, e a marca está confiante nisso, uma vez que a unidade disponível para avaliação não estava equipada com som, item que costuma camuflar ruídos incômodos.

Na rodovia aonde conduzimos o EcoSport, ouvimos apenas o barulho do motor. Nada de rangidos vindos do painel ou da tampa que cobre o porta-malas. Segundo a Ford, o consumo do Flex com 100% de álcool é de 7,9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Quando abastecido apenas com gasolina, o consumo cai para 12,1 km/l e 15,1 km/l, respectivamente.

O EcoSport 1.6 Flex chega ao mercado nacional com preço sugerido de 47.080,00 para a versão de entrada, XL. A nova motorização também está disponível para os modelos mais topo de linha, o XLS e o XLT, que custam a partir de R$ 50.510,00 e 53.640,00 respectivamente. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, transversal, alimentação por injeção eletrônica multiponto, comando de válvula tubular acionado por corrente (Silent Chain).

Cilindrada: 1.596 cm³

Potência: 105 cv (gasolina) e 111 cv (álcool) a 5.250 rpm

Torque (kgfm): 14,7 (gasolina) e 15,6 (álcool) a 4.250 rpm

Taxa de compressão: 12,3:1

Câmbio: manual, de cinco marchas

Comprimento: 4,23 m

Largura: 1,73 m

Altura: 1,62 m

Entre-eixo: 2,49 m

Porta-malas: 296 a 712 litros

Peso: 1.200 kg

Tanque: 45 litros de combustivel

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