Ecônomicos dominam as atrações no Salão de Paris

A atual crise europeia deu uma nova cara ao Salão de Paris. Com poucas exceções, como o novo Land Rover Range Rover, Jaguar F-Type e McLaren P1, os carrões não estão tão presentes nesta mostra como em edições passadas. Os lançamentos estão concentrados em carros econômicos e de uso racional, como a nova geração do Renault Clio e do VW Golf VII, além dos compactos Fiat Panda 4×4, Chevrolet Trax, Peugeot 208 e Ford New Fiesta. Carros elétricos e híbridos, motores com novas tecnologias e mais leves também ganharam mais espaço nesta edição, que abriu ontem as portas para o público e vai até 14 de outubro.

Chevrolet Trax

A minivan lançada mundialmente na mostra francesa é aguardada inclusive para o Brasil, onde seria o primeiro utilitário compacto da marca a ser vendido no país e pronto para desafiar o EcoSport e o Renault Duster. O modelo será fabricado no México. Em Paris está sendo apresentado com três opções de motores: 1.6 a gasolina, 1.4i turbo, de 142 cv, e 1.7 VCDI a diesel, de 132 cv. Para o Brasil, o Trax virá com o motor 1.8 16V de 144 cv, que é o mesmo do Cruze, e câmbio manual ou automático.

Renault Clio

O modelo entra em sua quarta geração. A frente com nova identidade da marca é a mesma do hatch que está sendo fabricado na Argentina e que será lançado no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de outubro. O Clio IV se apresenta com linhas modernas e promete ser econômico, com média de consumo de combustível de 3,2 litros para cada 100 km rodados. O carro traz um bloco de 900 cm3, três cilindros e ajudado por um turbocompressor são 90 cv e torque de 13,7 kgfm.

Fiat Panda 4×4

Também conhecido como o “primo” do novo Uno, o carro conta com pneus mistos, suspensão elevada, parabarro e sistema de tração que reparte a força entre as rodas, eletronicamente, conforme o piso. A oferta de motores segue a da versão “normal”: 0.9 litro a gasolina, de 85 cv, e o 1.3 Multijet, de 75 cv ambos acoplados a um câmbio manual. Outro recente lançamento da Fiat no mercado europeu é o 500L, versão com quatro portas e que deve substituir o Idea europeu.

Volkswagen Golf

A sétima geração do Golf apresenta no salão a sua variação BlueMotion, voltada à economia e às baixas emissões de poluentes. Esta versão, com motor 1.6 TDI, seria capaz de percorrer mais de 30 km/l. No que se refere ao visual, em relação à sexta geração, o carro mudou bem pouco. A dianteira teve alterações sutis e a traseira ganhou robustez, parecendo mais alta devido ao afilamento das lanternas. A ida para o Brasil da nova geração do Golf ainda é uma incógnita.

Ford New Fiesta

Além de mostrar o novo EcoSport, primeiro carro global da Ford inteiramente desenvolvido na América do Sul, a marca destaca o novo Fiesta. O hatch médio ganha mudanças visuais para “responder” aos lançamentos das novas gerações de Renault Clio e Peugeot 208. Ele passa a adotar a frente que estreou na versão esportiva ST, que amplia sensivelmente a grade frontal. São sete opções de motores com rendimento de 23 km/l ou mais. O motor EcoBoost 1.0 a gasolina estreia na linha com

Peugeot 2008

Ainda em forma de conceito, o 2008 quando virar modelo de produção irá utilizar a mesma plataforma do compacto 208, que será produzido no Brasil em 2013 na fábrica da Peugeot em Porto Real (RJ). O modelo conceitual é equipado com um motor 1.2 litro de 3 cilindros, que alcança 110 cv. O 2008 será o futuro rival do EcoSport e Renault Duster, além do Chevrolet Trax. Outro destaque é a versão GTI do 208 (1.6 turbo de 200 cv), compacto que estará no Salão do Automóvel de São Paulo.

Citroën DS3 Cabrio

Com a intenção de deixar a linha DS cada vez mais dinâmica, a Citroën lança o DS3 Cabrio. O modelo será vendido na Europa a partir do início de 2013. Sua capota elétrica pode ser acionada até os 120 km/h. A marca também mostra em seu estande a versão reestilizada do C3 Picasso europeu. As mudanças deixaram o modelo mais parecido com o restante da linha. Não há notícias de que estas mudanças também sejam feitas na versão brasileira.

Dacia Sandero

Vendidos no Brasil sob a marca Renault, o Sandero, da romena Dacia, custa menos de 8 mil euros (R$ 20,9 mil) na Europa, em sua versão de entrada. O visual do hatch assume um caráter mais esportivo, o mesmo ocorrendo com o sedã Logan. Ao contrário do modelos atuais, as duas carrocerias, dessa vez, estão com a mesma aparência. Não há previsão de que as alterações sejam adotadas a curto prazo no Brasil, isso porque os versões nacionais acabaram de passar por uma reestilização.

* O jornalista viajou a convite da Anfavea.

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